Julgamento de Jocelito Canto no Supremo começa no dia 10 | aRede
PUBLICIDADE

Julgamento de Jocelito Canto no Supremo começa no dia 10

Plenário virtual começa no dia 10 e se estende até 17 de maio; Jocelito precisa de três votos favoráveis para se tornar elegível

Publicado por Kadu Mendes e Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento do político Jocelito Canto. A votação acontecerá via plenário virtual, começando no dia 10 e terminando em 17 de maio. 

Segundo Jocelito, ele precisa de três votos favoráveis para se tornar elegível ainda neste ano. Ao todo, cinco ministros do STF participam da votação.

Nesta votação, o político acredita que será feita a justiça. “A minha expectativa é que o Supremo, que representa a mais alta corte deste País, possa fazer justiça com este caso. Não é admissível que um policial à disposição de um prefeito possa causar tanto prejuízo a um político e a uma cidade. Veja que prejuízo a cidade teve com tudo isto? Um deputado eleito que podia estar trazendo recursos, principalmente neste momento difícil da saúde de Ponta Grossa, e era o meu foco, era a saúde, é um prejuízo muito grande”, diz Jocelito.

Ele frisa que não houve desvio. “Não teve desvio nenhum; era um policial à disposição de um prefeito, sendo que quem colocou o policial à disposição na época - os comandantes da polícia, o próprio governador - ninguém nem foi ouvido nesta ação, só eu fui penalizado, e sem contar que eu já paguei a multa, já cumpri mais anos, então é uma discussão ampla, mas que o Supremo pode resolver”, fala ao lembrar que “o Congresso e a própria Câmara dos Deputados já votaram, já votaram uma nova lei que permite que eu possa ser candidato. Então fico na expectativa que o Supremo considere e refaça esta decisão e me dê oportunidade de ficar elegível, porque não posso ficar tanto tempo inelegível”, completa.

Jocelito afirma que se for considerado elegível será candidato a prefeito de Ponta Grossa. “Se der certo lá em Brasília, se eu me tornar elegível de novo, eu sou candidato a prefeito, eu acho que é o mínimo que eu tenho que fazer pela cidade; então a minha expectativa é muito grande”, afirma.

Para o político, “o Supremo tem consertado inúmeras coisas erradas lá em Brasília e é o lugar ideal para consertar. Espero que haja justiça neste caso, porque não é justo que no meio de tantas pessoas absolvidas que alguém pague por um policial à disposição, eu não consigo compreender, eu não consigo entender. Espero que haja justiça nesta votação”, finaliza Jocelito.

RELEMBRE – O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) impugnou a candidatura de Jocelito para o cargo de deputado federal uma semana antes da eleição. Com a decisão em primeira instância e a vitória nas urnas, Jocelito entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir assumir o mandato na Câmara dos Deputados em 2023.

Jocelito foi alvo de uma ação do deputado federal Sandro Alex (PSD), que pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito por conta de uma condenação de 2013. Na época, Jocelito foi condenado por ter utilizado um policial em sua segurança particular no período em que esteve à frente da Prefeitura Municipal.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE