Jairton protocola PLs que ressaltam a memória da ferrovia | aRede
PUBLICIDADE

Jairton protocola PLs que ressaltam a memória da ferrovia

Parlamentar apresentou projetos que visam instaurar o 'Dia do Ferroviário' e a criação do Museu Municipal do Ferroviário, em Ponta Grossa

Parlamentar busca valorizar a história da ferrovia em Ponta Grossa
Parlamentar busca valorizar a história da ferrovia em Ponta Grossa -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O vereador Jairton da Farmácia (PDT) protocolou dois Projetos de Lei (PLs) com a temática voltada a memória da ferrovia e dos ferroviários do município. As propostas tramitam pelas comissões permanentes da Câmara Municipal de Ponta Grossa e, se receberem pareceres favoráveis, deverão ser votadas assim que o presidente da Casa de Leis, Filipe Chociai (PSD), colocar os projetos na ordem do dia.

Os PLs nº 138 e 139/2024, buscam, respectivamente, instituir o 'Dia do Ferroviário' e a criação do Museu Municipal do Ferroviário, em Ponta Grossa.

DIA DO FERROVIÁRIO - O primeiro projeto tem como objetivo valorizar a história do município, visto que a cultura ferroviária causou um impacto na cidade que "pode ser observado até hoje", como descreve o documento. Na justificativa da proposta, Jairton também lembrou que um dos grandes símbolos culturais de Ponta Grossa, o Operário Ferroviário Esporte Clube, teve origem devido a própria ferrovia, que cortava o município e fazia parte da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. Também são destacados outros laços históricos entre a ferrovia e o município.

Jairton propõe ainda que o 'Dia do Ferroviário' seja celebrado no dia 30 de abril.

MUSEU DO FERROVIÁRIO - O Projeto de Lei 139/2024 tem uma justificativa muito similar a da proposta descrita anteriormente e prevê a criação do Museu histórico e Cultural do Ferroviário. O órgão deverá ser subordinado as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes. A meta é que o espaço sirva para armazenar e conservar utensílios, acessórios, peças artísticas e históricas, recortes de jornais da época, referentes à origem, cultura e história do trabalhador ferroviário.

O projeto autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com entidades públicas e provadas para montar o acervo a ser exposto no Museu.

O documento do Projeto de Lei não específica onde este museu deve ser instalado. Pelo contrário, a proposta é de que o Executivo celebre convênios a fim de viabilizar tal instalação, bem como a gestão, manutenção e desenvolvimento das atividades do órgão.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE