Astrônomos trazem detalhes sobre cometa em Ponta Grossa
A imagem gerada mostrou as partes principais de um cometa
Publicado: 24/04/2024, 10:58
Membros da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas – SPCA (o grupo de astrônomos amadores de Ponta Grossa) em uma saída de campo que tinha por objetivo localizar, observar e se possível, fotografar o “cometa do diabo” (o 12P Pons-Brooks), no último sábado (21). Eles tiveram sucesso na realização. Entretanto, um “close-up” do astro foi conseguido somente nessa segunda-feira (22).
No sábado, o astrônomo amador Fabiano Ferreira Nascimento, ajustou sua máquina fotográfica para fazer uma captura de imagem às 19 horas, regulando para uma sensibilidade de luz de 800 e um tempo de 10 minutos de captura de imagem (fotografia em longa exposição) resultando “frames” (imagens individuais) com captura de luz por 15 segundos de exposição (para formar uma imagem mais luminosa do cometa).
Depois de várias imagens serem obtidas, elas foram passadas para um computador, através de um programa que junta todas as imagens em uma só (chamado de “empilhamento de imagens”), aproveitando o que cada imagem mostra com mais nitidez e luminosidade.
Depois de horas de processamento de imagem, com o empilhamento e regulagem de contraste, foi produzida uma imagem de qualidade suficiente para mostrar mais detalhes do astro. A imagem final mostra aspectos invisíveis ao simples observador (mesmo que utilize um telescópio).
A imagem gerada mostrou as partes principais de um cometa, ou seja, o núcleo (ponto brilhante formado por gás e poeira, que encobre o verdadeiro núcleo (a “peça de gelo e poeira” que emite o gás e poeira), a cabeça (que é um halo de gás ao redor do núcleo, como se fosse uma atmosfera do cometa) e a cauda (que é o material ejetado do núcleo e abandonado no espaço, deixando um rastro de poeira e gás). Na imagem feita pelo astrofotografo da SPCA, apesar das dificuldades de registro (cometa mergulhado nas luzes do crepúsculo), podemos ver essas características.
O cometa continua visível, mas somente com um céu sem nuvens, poderia ser acompanhado, com o agravante de estar baixo sobre o horizonte. Por isto, a expressão vamos “caçar o cometa” é comum para os astrofotógrafos, pois os cometas se escondem entre as nuvens e luzes! E lembrando que o Pons-Brook continua no céu de PG para os curiosos espiarem.
Das assessorias