Dia de Cultura: conheça os pontos culturais de PG
Ação teve como propósito permitir que mais pessoas do município tenham conhecimento de todas as possibilidades em termos de arte e cultura
Publicado: 23/04/2024, 11:57
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu um passeio cultural por Ponta Grossa, para a imprensa local. A ação ocorreu na tarde dessa segunda-feira (22) e teve como objetivo proporcionar experiências culturais em um roteiro especial pelas unidades públicas da cidade, para que o acesso da população aos eventos seja cada vez mais ampliado.
Segundo o secretário de cultura, Aberto Portugal, o propósito da Secretaria de Cultura é permitir que mais pessoas tenham conhecimento de todas as possibilidades em termos de arte, cultura e o quanto isso representa tanto no ponto de vista econômico quanto na formação humana da população.
Portugal também comentou que, no município, eventos culturais auxiliaram na diminuição da criminalidade. Um dos exemplos citados foi o Carnaval que, segundo o secretário, é uma festa popular muito criticada pelas pessoas. Porém, em dias de 'bloquinhos' e festas não houve nenhuma ocorrência registrada devido à segurança e a movimentação de pessoas nas ruas da cidade.
Conheça os pontos culturais de Ponta Grossa
Escolinha Patrimônio - Localizada na Mansão Villa Hilda, a Escolinha pretende contar a história de Ponta Grossa para os alunos das escolas dos municípios, de uma forma divertida. Além disso, a Escolinha fala sobre nossa cultura, os bordões e crenças religiosas paranaenses.
Qualquer escola de Ponta Grossa e região pode levar os alunos para conhecerem a Escolinha Patrimonial e ter essa experiência ao lado dos colegas. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura, através deste link.
Museu Municipal Aristides Spósito - Este museu também está localizado na Mansão Villa Hilda. Ele foi inaugurado em setembro de 2023 e recebeu parte do acervo do Museu Época, que foi criado e mantido por Aristides até 2016. Ele cuidou e organizou os acervos de Ponta Grossa, para servirem como patrimônio local futuramente.
Mansão Villa Hilda - Localizada na rua Júlia Wanderley - 936, foi construída em 1926 por Alberto Thielen, que homenageou a sua esposa Hilda. Por muito tempo, a casa abrigava sua família, mas, além disso, o local já foi sede da Biblioteca Pública de Ponta Grossa. A visitação é gratuita e sem agendamento (somente em caso de grandes grupos).
Centro de Artes Visuais - Localizado no Ponto Azul, na Praça Barão do Rio Branco, o Centro de Artes Visuais tem o objetivo de estar mais próximo da população e permitir que todos possam acessar e desfrutar das obras disponíveis. No local, também acontecem oficinas gratuitas de pintura e desenho.
Para Mariângela Digiovanni, que atua na supervisão do setor de artes visuais, o Ponto Azul está cumprindo com o papel da arte. "Levar à população essa sensibilidade é fundamental, porque o ser humano evoluiu através da arte desde o tempo das cavernas", afirma. Para ela, a existência desse espaço é muito importante para as pessoas terem acesso sem medo e sem constrangimento no momento da visitação.
Concha Acústica - Ainda na Praça Barão do Rio Branco, a Concha Acústica é um local muito importante para a cultura de Ponta Grossa, já que é onde ocorrem diversas apresentações, como os shows do projeto 'Sexta às Seis', outro evento cultural que, segundo o secretário Alberto Portugal, diminui completamente as ocorrências policiais.
Casa do Artesão - Em anexo a Concha Acústica, a Casa do Artesão ressalta a cultura ponta-grossense por meio de muito capricho. Além de artesanatos para bebês, crianças, mulheres, homens, animais e lembrancinhas no geral, a feira possuí peças feitas de palha, as quais foram reconhecidas como patrimônio imaterial do município.
Além do artesanato, são vendidos exemplares de livros que falam sobre a devoção dos ponta-grossenses para Corina Portugal, sendo considerada santa na região.
Centro de Criatividade - Localizado na avenida Visconde de Taunay - 262, atualmente o espaço conta com aulas gratuitas de ballet e capoeira para a comunidade, além de batalhas de rap e oficinas de robótica e costura.
Caso tenha interesse em participar das atividades, clique aqui para saber mais.
Acervo Municipal de Obras de Artes - Localizado na rua Augusto Ribas, em anexo ao Centro de Cultura, o acervo possuí mais de 700 obras disponíveis para a população. Dentre as obras estão quadros, fotografias, esculturas, painéis, desenhos e instalações. A visitação é gratuita.
Cine-Teatro Ópera - Localizado na rua XV de Novembro - 468, foi inaugurado em 1947 como um cinema. Somente em 2005 o espaço foi revitalizado e transformado em teatro. O local conta com três salas para espetáculos, camarins, exposições e intensa agenda de atrações.
Conservatório Maestro Paulino - Localizado na rua Frederico Vagner - 150, o Conservatório possui cursos com mais de 30 modalidades de instrumentos e também é a casa da Banda Lyra dos Campos, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.
Biblioteca Professor Bruno Enei - Localizada na rua dos Operários, a Biblioteca Pública Municipal conta com mais de 70 mil exemplares, de todos os gêneros literários. Além disso, salas de estudo pesquisa e literatura infantil, atuam para manter o incentivo à leitura.
GALERIA DE FOTOS
Sob supervisão de Mario Martins