Pequenos produtores estão entre prioridades da Agricultura de PG
Secretaria de Agricultura destaca que projetos voltados à agricultura familiar almejam auxiliar produtores
Publicado: 17/04/2024, 18:03
O novo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos e a Superintendente, Marilei de Fátima, concederam entrevista durante a tarde dessa quarta-feira (17) ao Portal aRede. Entre vários temas, o secretário enfatizou que as prioridades, neste momento, está o aprimoramento no atendimento dos programas voltados a agricultura familiar.
O secretário de Agricultura relatou que a produção familiar depende diretamente de programas de fomento e de programas de incentivo. “Quando há uma secretaria que dá suporte para que o pequeno produtor consiga fazer uma produção escalonada e dentro de uma legislação técnica e ambiental, com certeza isso viabiliza para o próprio produtor toda a parte de documentação, o que nos permite fazer uma gestão mais efetiva”, ressaltou.
Izaltino relata que a secretaria se reuniu com os produtores rurais nessa semana e se disponibilizou a estabelecer a criação de uma Câmara Setorial. Para isso, a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dialoga com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e avalia as possibilidades para promover a iniciativa. Essa Câmara Setorial, citada por Izaltino, auxiliaria a Secretaria de Agricultura a fazer o processo de gestão com planos de negócios. O secretário conta que busca atrair outras entidades, como o SEBRAE, para prestar auxílio na gerência dos modelos de negócio. “Para frente pretendemos organizar a formatação de como essa Câmara deve ser sustentada a partir de uma eficiência no processo todo”, disse.
Um dos pontos também citados durante a entrevista foi o projeto ‘Caminhos do Agro’, que atua nas estradas rurais de Ponta Grossa. A superintendente da Secretaria de Agricultura, Marilei de Fátima, destaca que está fazendo visitas técnicas aos distritos e demais localidades do interior para avaliar as estradas. “Estamos fazendo as visitas para saber como está o andamento do ‘Caminhos do Agro’ aqui em Ponta Grossa”, disse Marilei, que ressalta que a meta é deixar as vias rurais em boas condições para os agricultores conseguirem produzir e escoar a produção.
FEIRA DO PRODUTOR - O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento alegou que a Feira do Produtor está sendo muito demandada, devido à qualidade dos produtos que são comercializados. “Estamos precisando auxiliar o produtor para ele aumentar a própria produção para atender essa demanda”, destaca. “A nossa proposta é trabalhar na base da produção com o agricultor e depois começar a criar uma infraestrutura que o permita trazer os produtos em uma escala e regularidade maiores”, finalizou Izaltino.
Confira a entrevista completa no Portal aRede: