Gestores de Cultura participam de reunião em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Gestores de Cultura participam de reunião em Ponta Grossa

O evento reuniu gestores culturais de 23 municípios, além de representantes do Ministério da Cultura (MINC)

Gestores dos municípios da região foram recepcionados na Escolinha do Patrimônio da SMC
Gestores dos municípios da região foram recepcionados na Escolinha do Patrimônio da SMC -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foi realizado nesta segunda-feira, dia 15, em Ponta Grossa, o 1º Encontro de Gestores Culturais da Macrorregião dos Campos Gerais. A promoção foi da Agente de Referência da Cultura (ARC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), da região, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reuniu gestores culturais de 23 municípios, além de representantes do Ministério da Cultura (MINC). 

De acordo com o secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, o objetivo do encontro foi buscar o fortalecimento da cultura na macrorregião dos Campos Gerais e esclarecer aspectos das políticas públicas para o setor, especialmente a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “Este trabalho é muito importante em um momento em que estamos prestes a iniciar a aplicação da PNAB. Trata-se de um espaço para tirar dúvidas e os municípios se fortalecerem”, explica o secretário. 

Andressa de Oliveira Silva, representante regional da ARC, destaca que esse é um momento especial para os gestores se conhecerem, trocarem experiências e sanarem as dúvidas relativas ao PNAB. “Esta integração é importante para se traçar metas e desenvolver projetos de forma mais tranquila”, destaca. 

A programação começou com uma recepção aos gestores no Museu Municipal Aristides Spósito (Villa Hilda). Na sequência, a Secretaria Municipal de Cultura proporcionou um ‘city tour’ por alguns dos equipamentos culturais da cidade, o que incluiu a Escolinha do Patrimônio, Museu Municipal, Casa da Memória, Concha Acústica, Cine-Teatro Ópera, Conservatório de Música Maestro Paulino e Biblioteca Pública Professor Bruno Enei. 

No período da tarde, a Secretaria de Estado da Cultura apresentou a proposta de descentralização da cultura no Paraná. Logo após, Loana Alves Campos, coordenadora do escritório do MINC no Paraná, apresentou detalhes do PNAB e de como os municípios devem proceder. O encontro foi concluído às 16 horas, com uma apresentação especial da Banda Lyra dos Campos. 

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE