Moradores denunciam ‘abandono’ de recicláveis do Feira Verde
Materiais trocados pelos moradores no Programa na última quarta-feira (10), no bairro de Olarias, não foram levados pelo caminhão e seguem jogados no canto da rua
Publicado: 13/04/2024, 16:58
Moradores do bairro de Olarias procuraram o Portal aRede, nesta sexta-feira (12), para denunciar um descaso: materiais recicláveis trocados no Programa Feira Verde não foram levados pelo caminhão e foram abandonados, no canto da via, na rua Paraíba. De acordo com o calendário, a troca no bairro ocorre nas quartas-feiras, no início da tarde, e foi justamente na última quarta-feira, dia 10, que ocorreu a última troca por parte dos moradores, porém, até a tarde deste sábado (13), a ‘pilha’ de recicláveis segue jogada no canto da rua.
De acordo com os moradores, essa não é a primeira vez que ocorre o fato neste ponto, na esquina da rua Paraíba com a Curitiba. Na edição passada do Programa, há duas semanas, no final de março, o mesmo fato já aconteceu: o material reciclado trocado pelos alimentos não foi levado pelo caminhão do programa e deixando no canto da rua. Segundo uma moradora vizinha, teria sido o caminhão da PGA (o que faz a coleta de lixo, com destinação para aterro sanitário), que teria recolhido o material.
GALERIA DE FOTOS
O descaso está incomodando a vizinhança por inúmeros fatores, inclusive pela questão ambiental. Segundo uma moradora, além de juntar ratos, cães acabaram mexendo no material, espalhando pelo chão e pela via. “É uma vergonha. Hoje faz três dias que esses reciclados estão aqui na rua Paraíba. Já fiz protocolo na Ponta Grossa Ambiental e esses falaram que a responsabilidade é da Prefeitura (...). Já é a segunda vez que deixam. Não entendo por que não levam, os cachorros ficam revirando tudo”, postou uma moradora, em uma rede social. Outro fator que preocupa os moradores é a dengue.
Outro agravante é que a via está recebendo os preparativos para o asfaltamento. Na mesma quarta-feira (10), houve o trabalho da empreiteira de colocar os meios-fios, mas o serviço precisou ser interrompido pelos trabalhadores onde estava a grande quantidade de materiais – todo o lado da quadra recebeu a sarjeta, exceto os cerca de cinco metros onde estavam os recicláveis. “Será que em outros lugares também acontece isso? Ou é só aqui em Olarias que estão deixando?”, questionou outro vizinho.
O QUE DIZ A PREFEITURA
O Portal aRede entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa sobre a situação, nesta sexta-feira. A assessoria de imprensa informou que os recicláveis foram retirados na noite de sexta-feira (12) mesmo. Contudo, o Portal aRede contatou um morador vizinho, o qual confirmou que os materiais recicláveis não foram recolhidos e seguiam todos no local, da mesma forma, nesta tarde de sábado.