Preconceito a pessoas com transtornos mentais é tema de ação | aRede
PUBLICIDADE

Preconceito a pessoas com transtornos mentais é tema de ação

As ações tiveram a participação de cerca de 320 pessoas de todas as unidades dos CAPS locais

As atividades são alusivas ao dia 12 de abril, conforme a Lei nº 14.244, que instituiu o Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia.
As atividades são alusivas ao dia 12 de abril, conforme a Lei nº 14.244, que instituiu o Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde e Gerência de Saúde Mental, realizou durante esta semana uma série de ações de conscientização contra o preconceito às pessoas com transtornos mentais. As atividades são alusivas ao dia 12 de abril, conforme a Lei nº 14.244, que instituiu o Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia, que é a discriminação sofrida por pessoas com transtornos mentais.

Para a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, a atenção à saúde mental é de fundamental importância. “Cuidar de nossa saúde mental e das pessoas próximas a nós deve ser uma de nossas prioridades, visto que impacta diretamente na qualidade de vida de todos”, ressaltou Priscila.

De acordo com Patrícia Pereira Valenga, supervisora da Rede de Atenção Psicossocial, da Fundação Municipal de Saúde, a expectativa das ações realizadas pelos CAPS é aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com transtornos mentais. “Nosso principal objetivo é reduzir o estigma associado à saúde mental e, dessa forma, promover a inclusão e o respeito à diversidade psicológica”, explicou.

As ações tiveram a participação de cerca de 320 pessoas de todas as unidades dos CAPS locais, com a realização de atividades de orientação, conscientização, debates e panfletagem, realizados em espaços diversos como a Casa do Piá e Feira da Economia Solidária da UEPG.

De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde, em todo o mundo há mais de 1 bilhão de pessoas afetadas por transtornos psicológicos. Entre as principais doenças estão a depressão, com cerca de 300 milhões de pacientes; transtorno bipolar, com 60 milhões de pessoas; e a esquizofrenia, que afeta 23 milhões de pessoas.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE