Escola de Ponta Grossa recebe as colmeias do projeto Jardins de Mel
Escola Municipal Ernesto Guimarães Vilela passa a contar com as abelhas Mandaçaia para ajudar no aprendizado dos alunos
Publicado: 05/04/2024, 02:30
Mais uma escola municipal passa a contar com as colmeias das abelhas nativas, sem ferrão, do projeto Jardins de Mel, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa. Nessa quinta-feira (04) foi a vez da Escola Municipal Prefeito Ernesto Guimarães Vilela receber as espécies de abelha Mandaçaia, que farão parte do dia a dia e do aprendizado dos estudantes da unidade, no Jardim Paraíso.
Esta é a sétima unidade escolar da Rede Municipal de Ensino a contar com as abelhas. A ideia de instalar as colmeias nas unidades faz parte do programa Sinapses Criativas, que reúne as iniciativas inovadoras realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Ao mesmo tempo, coloca em prática a Lei Municipal Poliniza PG, que incentiva a produção de mel para induzir a polinização e a manutenção de um meio ambiente saudável, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Essa proximidade dos nossos estudantes com a natureza é muito importante. Permite que eles construam vínculos entre sua trajetória e o ambiente, além de expandir seu conhecimento”, analisa a prefeita Elizabeth Schmidt, que participou do lançamento.
Os alunos desenvolverão trabalhos sobre o tema no Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da escola, com a professora Eliane Aparecida Pereira. A turma do Infantil IV, que tem a abelha como símbolo da turma e é regida pela professora Adélia Petriu, também terá um envolvimento especial.
“O objetivo maior deste trabalho é aprimorar nos alunos os conceitos de preservação ambiental, cuidados com a natureza e responsabilidade frente a questões ecológicas. Busca instigar desde cedo o amor e a conexão com a natureza, proporcionando uma compreensão mais profunda desses valores”, indica a professora Adélia.
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca a sensibilização dos alunos. “São aprendizados que atravessarão as vidas deles até sua vida adulta. Precisamos manter nossos alunos conectados com a natureza, sem jamais esquecer que dependemos diretamente dela para nossa sobrevivência”, comenta.
APROVADO PELA COMUNIDADE- Kauhane Viana de Oliveira, mãe da Maria Valentina, uma das “abelhinhas” do Infantil IV, ficou muito contente com a participação da filha. “É para preservar o meio ambiente e a saúde. São coisas novas para eles e é importante aprender de tudo, desde que a abelhinha faz o mel até sobre a polinização. A escola ensina e ajuda bastante, não temos palavras para dizer como ela é importante, a diretora, as professoras. Nossa filha adora estudar aqui”, elogia a mãe.
Rosiane de Paula Souza, presidente do Conselho Escolar, acredita que o projeto vai ajudar no desenvolvimento dos alunos e do meio ambiente. “É importante para o ser humano. Os alunos vão levar para os familiares que vêm buscar mais informações”.
Nilso Lima da Silva, presidente da Associação de Pais e Mestres, observa que o projeto permite aprendizagem prática. “Eles vivenciam a criação das abelhas na escola e vão levando as informações para casa, para os familiares, o que é muito bom”, resume.
Com informações: assessoria de imprensa.