Prefeita Elizabeth vai se filiar ao União Brasil nesta quarta-feira | aRede
PUBLICIDADE

Prefeita Elizabeth vai se filiar ao União Brasil nesta quarta-feira

A cerimônia acontece no Hotel Planalto, às 19h30

Elizabeth Schmidt será candidata a reeleição a Prefeitura de Ponta Grossa pelo partido União Brasil
Elizabeth Schmidt será candidata a reeleição a Prefeitura de Ponta Grossa pelo partido União Brasil -

Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeita Elizabeth Schmidt irá se filiar ao partido União Brasil. A cerimônia acontece nesta quarta-feira (3), no Hotel Planalto, às 19h30.

Em convite feito pelo presidente do partido e deputado federal Felipe Francischini, ele informa que na cerimônia também serão apresentados os pré-candidatos a vereadores pelo União Brasil nas eleições municipais. 

Desde a sua saída do Partido Social Democrático (PSD) e possível filiação no Partido Liberal (PL), Elizabeth não concedeu nenhuma entrevista, nem se pronunciou a respeito da sua pré-candidatura.  

No último dia 30, Elizabeth usou suas redes sociais e disse ter sido impedida de se filiar ao Partido Liberal (PL), acusando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, de traição.

JUSTIÇA ELEITORAL - O prazo da janela partidária se encerra nesta sexta-feira (5). Essa é a data final para a mudança de partido por parte de vereadoras e de vereadores que pretendem concorrer às Eleições de 2024 por outra agremiação. Neste ano, o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro. 

Definida pela Lei dos Partidos Políticos, a janela é aberta em anos eleitorais sete meses antes do pleito. No entanto, só são permitidas mudanças ou novas filiações em partidos para detentores de cargos proporcionais em disputa naquela eleição. Assim, neste ano, apenas as vereadoras e os vereadores podem realizar a mudança.

PRAZO - É importante ressaltar que o prazo de filiação para quem deseja concorrer às Eleições de 2024, mas que não vai se utilizar da janela partidária encerra-se neste sábado (6).

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA - Para realizar a filiação partidária, é necessário que a cidadã ou o cidadão esteja com sua situação regular na Justiça Eleitoral. Caso a situação esteja regular, a cidadã ou o cidadão deve requerer ao partido a sua filiação, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). Para confirmar se o procedimento foi realizado, basta emitir uma certidão que informa a existência ou não de filiação partidária.

A filiação partidária é um pré-requisito fundamental para a candidatura de qualquer cidadã ou cidadão, assim como a nacionalidade brasileira, o alistamento eleitoral e o domicílio no local de candidatura. Também é necessário ter a idade mínima para concorrer aos cargos (35 anos para Presidente e senador; 30 anos para governador; 21 anos para prefeito e deputado federal, estadual ou distrital; e 18 anos para vereador).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE