PG aprova incentivo ao cultivo de planta que combate à dengue | aRede
PUBLICIDADE

PG aprova incentivo ao cultivo de planta que combate à dengue

Prefeitura promoverá campanhas e distribuirá mudas da planta Citronela e sementes da Crotalária

Projeto aprovado é da vereadora Missionária Adriana (PL)
Projeto aprovado é da vereadora Missionária Adriana (PL) -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovaram, na última segunda-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) nº 032/2024, proposto pela vereadora Missionária Adriana (PL). A proposta estabelece que o Poder Executivo Municipal seja responsável por promover campanhas educativas nas escolas, distribuir mudas da planta Citronela e sementes da Crotalária, além de realizar o plantio dessas espécies em áreas públicas como praças, canteiros de avenidas e margens de rios. A medida busca preparar a cidade para epidemias futuras de dengue.

A legislação proposta por Adriana institui o 'Programa de Incentivo ao Cultivo das plantas Citronela e Crotalária' como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de diversas doenças, incluindo dengue e zika vírus. De acordo com a autora da proposta, a iniciativa visa não apenas reduzir a incidência dessas enfermidades, mas também promover práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental na cidade.

Com a crescente preocupação com a proliferação da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, Missionária apresentou um projeto que propõe uma abordagem mais amigável ao meio ambiente. "A utilização destas plantas é um método natural e eficaz para repelir o mosquito. A Citronela é conhecida por seu óleo essencial, o citronelal, que possui propriedades repelentes", conta a vereadora.

Ela destaca que, se for plantada estrategicamente, sob as coordenadas do vento, a Citronela pode afastar mosquitos em até 50 metros quadrados. "Além disso, estudos comprovaram que o óleo da citronela é antibacteriano e antifúngico, tornando-a uma opção eficaz e ecologicamente correta", defende Adriana.

Após ser aprovado em dois turnos pelo plenário da Câmara, o projeto segue para o Poder Executivo, que tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar o PL.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE