PG terá cercamento por câmeras em entradas e saídas da cidade | aRede
PUBLICIDADE

PG terá cercamento por câmeras em entradas e saídas da cidade

O programa 'Muralha Digital' será mais um aliado da segurança pública da cidade

A secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski esteve no estúdio do Portal aRede, falando sobre o trabalho das forças de seguranças municipais
A secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski esteve no estúdio do Portal aRede, falando sobre o trabalho das forças de seguranças municipais -

Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski esteve no estúdio do Portal aRede, nesta terça-feira (2), falando sobre o trabalho das forças de segurança municipais.

Veja os destaques da entrevista:

Sobre a incidência de homicídios na cidade, Tânia diz que a secretaria e as forças de segurança trabalham conjuntamente através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e que são feitas reuniões mensais para buscar soluções para estes problemas. "A Guarda Civil Municipal atua em apoio às demais forças de segurança. (...) A segurança pública ela é do Estado (...), mas de responsabilidade de todos nós", declarou. 

Em ação nos bairros, foi criado o programa 'Vizinhança Segura', que através de grupos de WhatsApp, estabelecem comunicação com os moradores e representantes da secretaria. "A Guarda Civil Municipal tem uma relação de proximidade com os moradores", assinalou. O programa já foi implementado nos bairros Costa Rica, Jardim Amália e Vila Cipa.

Ela explica que a atuação das equipes da Guarda Municipal é feita através de estudos de onde estão ocorrendo mais situações de violência, mais registros de boletim de ocorrência. O trabalho é feito em conjunto com a Polícia Militar (PM), "onde a PM está, a Guarda Civil não está. Ela está em outro local", declarou ela, pontuando que o patrulhamento das equipes é alternado. 

MONITORAMENTO - Ela afirma que muitos crimes têm sido elucidados através das imagens do monitoramento do município. Além disso, enfatiza que as câmeras, que anteriormente eram 36, foram ampliadas para aproximadamente 350. Além disso, em ação conjunta com o programa 'Vizinhança Segura', os moradores que possuem câmeras particulares podem ceder os links destes sistemas de monitoramento para as equipes de segurança.

Para que este trabalho seja executado de forma ainda melhor, um edital de licitação foi publicado, no último mês, para reformar a Central de Monitoramento da secretaria, no edifício do antigo Clube Guaíra. "Nós precisamos de uma sala mais moderna para recepcionar todas essas imagens, toda essa tecnologia", diz Tânia. 

"Não se pode mais pensar em segurança pública sem tecnologia", pontua a secretária, contando que Ponta Grossa terá a 'Muralha Digital', que é o cercamento de todas as entradas e saídas da cidade. 

Além das câmeras, a Secretaria também tem utilizado drones para monitorar a segurança em épocas de maior movimento, como foi utilizado no fim de ano, e eventos. Para isso, cursos de pilotagem de drones estão sendo ofertados a guardas municipais. Atualmente, a cidade conta com quatro dos equipamentos. 

PONTOS DE TRÁFICO NA REGIÃO CENTRAL - Sobre os locais públicos que têm sido utilizados por usuários e traficantes de drogas, como a Praça Barão de Guaraúna, ela diz que a Guarda Municipal atua com mais frequência, os comerciantes em torno dos locais foram contatados e a secretaria tem acesso aos sistemas de monitoramento. Porém, a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública atua em conjunto com a Fundação de Assistência Social, pois há muitos usuários que estão em situação de rua e se abrigam nestes locais públicos. 

DISQUE 153 - "A nossa Guarda Civil Municipal está muito mais eficiente", declarou a secretária, contando que os índices do Disque153 aumentaram de 4.924 chamados em 2020, para 9.264 em 2023. E lembra que isso deve melhorar ainda mais, a partir do início do mês de junho, com 100 novos guardas civis municipais, que já estão em treinamento, e que em breve estarão trabalhando nas ruas. 

Veja a entrevista na íntegra:

VÍDEO
A secretária de Cidadania e Segurança Pública de Pont Grossa, Tânia Sviercoski, explica o trabalho das forças de seguranças municipais. | Autor: Portal aRede.
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE