UPA Santa Paula registra superlotação nessa segunda-feira em PG | aRede
PUBLICIDADE

UPA Santa Paula registra superlotação nessa segunda-feira em PG

Até pouco antes das 17 horas foram atendidas 427 pessoas; a capacidade operacional máxima é de 338 atendimentos diários

Média de atendimentos por dia em fevereiro na UPA Santa Paula foi de 341 pacientes; em março, até o dia 19, a média dos atendimentos diários ficou em 399
Média de atendimentos por dia em fevereiro na UPA Santa Paula foi de 341 pacientes; em março, até o dia 19, a média dos atendimentos diários ficou em 399 -

Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula ultrapassou sua capacidade de atendimento nessa segunda-feira (1º). Em nota publicada nas redes sociais, a assessoria da casa hospitalar informou que às 11h40 o número de atendimentos já tinha ultrapassado 290 pacientes. A capacidade operacional máxima é de 338 atendimentos diários.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, até pouco antes das 17 horas foram atendidas 427 pessoas na UPA Santa Paula.

Na nota, a assessoria explica que os períodos da tarde e da noite a UPA tem um fluxo maior e, por este motivo, a orientação à população foi de que procurassem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência em situações não emergentes, visto que não haveria capacidade estrutural e de recursos humanos para tantos atendimentos em um único dia. 

As UPAs têm enfrentado um aumento na demanda de atendimento desde o início do surto de dengue. A média de atendimentos por dia em fevereiro na UPA Santa Paula foi de 341 pacientes; em março, até o dia 19, a média dos atendimentos diários ficou em 399.

Na UPA Santana, em fevereiro, a média de atendimentos diários foi de 292 pacientes; até o dia 19 de março, a unidade registrou uma média de 333 pacientes atendidos diariamente.

Como medida para desafogar este fluxo de atendimentos, desde o dia 18 de março, a Fundação Municipal de Saúde definiu 3 unidades básicas de saúde sentinelas para pacientes com sintomas de dengue, sendo elas as unidades: Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima (Oficinas).

"Quando um paciente procura atendimento na UPA, sem que o caso se caracterize como uma emergência, acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando o atendimento a outros pacientes. Por isso, estamos solicitando à população que, em casos que não sejam de emergência, inclusive suspeita de dengue, procure uma unidade do bairro ou uma das Unidades Sentinelas, que ficam ao lado dos terminais de Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas", diz a presidente da FMS, Priscila Degraf. 

“Nestas unidades é possível fazer o exame de dengue de forma imediata, com diagnóstico em algumas horas. Em caso de suspeita de dengue ou para tirar alguma dúvida, a população pode ligar também no Call Center através do telefone (42) 2102-8000”, lembra.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE