Acipg propõe reduzir número de vereadores em Ponta Grossa
Entidade também pede um plebiscito para que a população possa participar da discussão
Publicado: 01/04/2024, 13:30
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) está propondo a redução do número de vereadores na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). A manifestação acontece diante do Projeto de Emenda nº 004/2023, que tem como objetivo aumentar para 23 parlamentares – hoje, são 19 representantes na Casa de Leis. A iniciativa do Poder Legislativo será votada nesta segunda-feira (1º).
Segundo o Ofício nº 029/2024, que é direcionado ao presidente da CMPG, Filipe Chociai (PSD), a Acipg defende “a redução do número de vereadores de 19 para 15”. Além disso, como já noticiado pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã – leia aqui, a entidade pede que seja realizado um plebiscito, garantindo “que a voz do povo seja ouvida e respeitada”, explica o documento.
Entre os argumentos apresentados pela Associação, está que “o aumento de 21% no número de vereadores não se correlaciona com o crescimento populacional”, além de, de acordo com a Acipg, ter um “impacto financeiro injustificável”. “Aumentar para 23 vereadores resultaria em um custo anual de aproximadamente R$ 1.283.400”, explica o documento assinado pela presidente da entidade, Giorgia Enrietti Bin Bochenek.
TRANSPARÊNCIA – Ainda, a Acipg indica uma possível “falta de transparência e participação popular” na discussão do Projeto de Emenda. “O processo de aprovação do aumento careceu de transparência e diálogo com a sociedade civil. A população não teve oportunidade de se manifestar de forma ampla e transparente”, argumenta a Associação.
A votação do Projeto acontecerá na tarde desta segunda-feira (1º), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Ponta Grossa. A iniciativa será discutida em primeira discussão – o Portal aRede e o Jornal da Manhã conversaram com as lideranças políticas, que se manifestaram a favor e contrárias ao Projeto de Emenda – confira os detalhes aqui.