Acipg propõe plebiscito sobre aumento de vereadores | aRede
PUBLICIDADE

Acipg propõe plebiscito sobre aumento de vereadores

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) se posiciona contra o aumento do número de vereadores no município e propõe que a população ponta-grossense decida a respeito deste tema

A Acipg considera que os cidadãos estão bem representados com a atual quantidade de vereadores
A Acipg considera que os cidadãos estão bem representados com a atual quantidade de vereadores -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Acipg defende a ideia que seja realizado um plebiscito junto à população para decidir se o município passa a ter 23 representantes no Legislativo municipal, em vez dos 19 que atualmente compõem o quadro da Câmara de Vereadores.

Uma emenda constitucional de 2021 permite que consultas públicas sejam realizadas concomitantemente às eleições municipais sobre questões locais aprovadas pelas Câmaras Municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes da data das eleições. Essas consultas permitem que os eleitores opinem sobre temas relevantes para suas regiões, e no entendimento da Acipg, o plebiscito seria uma ferramenta que poderia ser utilizada para envolver a população na decisão sobre o aumento do número de vereadores.

A Acipg já se posicionou contrariamente ao aumento de vereadores em Ponta Grossa, após uma votação junto aos seus associados,  que reprovaram tal medida. A Acipg entende que o aumento do número de cadeiras não representa necessariamente uma representatividade maior no Legislativo, bem como causaria impactos financeiros na ordem de até R$ 15 milhões junto ao orçamento do Legislativo.

A Acipg considera que os cidadãos estão bem representados com a atual quantidade de vereadores e que o aumento de despesas não se justifica diante da atual crise econômica e da necessidade de priorizar os investimentos públicos em serviços essenciais para a população como educação, saúde e segurança.

Diante deste cenário, a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa entende que uma consulta junto à população ponta-grossense pode ser a melhor decisão a respeito deste assunto, deixando, de forma democrática, que os eleitores decidam se estão de acordo com tal aumento.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE