Setor Juventude realiza 2º encontro de coordenadores
Jovens vivenciaram um dia de formação, partilha e convivência
Publicado: 08/03/2024, 15:04
Oitenta e quatro jovens da diocese de Ponta Grossa, vindos de diferentes regiões, participaram do Encontro Diocesano de Coordenadores de Grupos e Movimentos Juvenis. O evento aconteceu durante todo o último domingo (3), na Chácara Marista, a 30 quilômetros de Ponta Grossa, e abordou temas sobre planejamento pastoral, financeiro e ressaltou a importância da unidade entre as juventudes. Além das representações, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi também marcou presença.
Logo pela manhã, às 6h40, já começaram a chegar os primeiros participantes. Dentro da acolhida, estavam música, animação e café da manhã. Na sequência, a oração inicial abordou o tema da Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social, inspirando os coordenadores a levarem a mensagem para seus grupos.
A palestra inicial, conduzia pelo padre Kleber Pacheco, motivou os jovens a partilharem em grupos o que possuem de boas experiências e os desafios na evangelização juvenil em suas comunidades, realizando uma troca fraterna de informações. Em seguida, após conhecer e aprofundar sobre como realizar um planejamento pastoral e financeiro, os participantes colocaram no papel ideias e inspirações para a continuidade da caminhada.
Após o almoço, a tarde foi de convivência. Os coordenadores puderam apreciar o espaço convidativo ao lazer, descanso e oração. O dia foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio, que expressou a alegria de estar em meio aos jovens de toda a Diocese. “Um momento de grande esperança porque vemos a juventude agindo, se encontrando e levando para outros jovens uma palavra de entusiasmo”, destacou o bispo.
Responsável pelas ações do Setor Juventude diocesano há quatro anos, padre Kleber celebrou, junto com a equipe diocesana de coordenadores, o grande proveito do encontro. Para o sacerdote foi importante para “planejar a caminhada do grupo de jovens e iluminar a partir da Palavra de Deus. O coordenador precisa estar com o coração conectado com Deus e conhecer a sua realidade. Foi um momento profundo. Acredito que os jovens voltaram para suas casas com a bagagem cheia de conhecimento”, falou.
Ainda ressaltou que “a unidade entre carismas chamou a atenção. Uma integração muito bonita entre grupos, pastorais e movimentos jovens. Ou seja, um ajudando o outro. Isso evita o espírito de rivalidade, mas de comunhão, em cada realidade e na proximidade com Cristo”, sinalizou o padre.
O jovem João Otávio Mendes Santos, do grupo Juventude Bom Jesus, pertencente à Paróquia Bom Jesus, de Ponta Grossa, disse o que observou do momento. “O que levo desse encontro é a união de grupos. Que não podemos caminhar sozinhos. Temos os jovens por nós e precisamos estar aqui para eles”.
Também Maria Elaine Simão Machado, do grupo Sentinelas da Esperança, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati, ficou feliz de ter participado pela primeira vez. “Estar aqui no encontro foi muito importante. Momento de unidade e fraternidade, compartilhando experiências e aprendendo cada vez mais. Foi muito legal”, relatou a coordenadora.
Das Assessorias