Velório de Padre Wilton será na Catedral e aberto ao público | aRede
PUBLICIDADE

Velório de Padre Wilton será na Catedral e aberto ao público

Cerimonial inicia às 10 horas e vai até o início da noite, quando o corpo seguirá para a chácara da Copiosa Redenção; fundador da instituição tinha 67 anos e morreu na madrugada desta segunda

Sacerdote tem uma história de mais de três décadas em Ponta Grossa
Sacerdote tem uma história de mais de três décadas em Ponta Grossa -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Diocese de Ponta Grossa confirmou, na manhã desta segunda-feira (4), que o velório do Padre Wilton Moraes Lopes - fundador da Copiosa Redenção - será realizado em duas partes, sendo a primeira delas na Catedral Sant'Ana e aberta para a visitação da comunidade. O cerimonial terá início às 10 horas e terá, além da possibilidade dos fiéis prestarem a última homenagem ao sacerdote, três missas de corpo de presente: às 11h, 15h e 19 horas desta segunda.

Após a missa da noite, o corpo de Padre Wilton seguirá para a chácara da Copiosa Redenção, no distrito de Uvaia, onde será velado até a tarde de terça-feira (5) - quando haverá o sepultamento em um cemitério existente no local. O fundador da instituição tinha 67 anos e vinha, desde o ano passado, enfrentando graves problemas de saúde: ele foi internado por duas vezes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar de uma pneumonia e complicações por conta de uma infecção urinária. A morte do sacerdote foi confirmada pela instituição na madrugada desta segunda.

"Padre Wilton sempre disse sobre a importância de rezar para o surgimento de novas vocações religiosas. Para ele, a oração é vital para o crescimento e a descoberta de Jesus Cristo na vida dos irmãos", destaca o comunicado divulgado pela Diocese nesta manhã.

HISTÓRIA - Wilton Moraes Lopes nasceu no dia 27 de abril de 1956, em Batovi (MT), atualmente distrito do município de Tesouro (MT). É o primogênito de seis filhos (3 homens e 3 mulheres) de Milton Lopes e Durvalina Vilela Wilton. Aos oito anos de idade saiu da casa dos pais para estudar no Colégio dos Salesianos, em Guiratinga (MT). Foi no ambiente escolar católico onde Wilton sentiu os primeiros sinais de sua vocação ao sacerdócio.

Entretanto, foi apenas aos 14 anos que ingressou no Seminário Redentorista pela devoção à Nossa Sra do Perpétuo Socorro, que conheceu no Santuário em Campo Grande (MS). Cursou o ensino médio nos primeiros anos que entrou no Seminário em Ponta Grossa (PR). Realizou o noviciado em Tibagi (PR), tendo como formador o Pe. Guilherme Treyce. E emitiu os votos temporários em 05 de fevereiro de 1977. Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Teologia na Faculdade Claretiana, ambos em Curitiba. 

Desde que era seminarista, Pe. Wilton já pregava em retiros e muitas pessoas, inclusive sacerdotes, religiosos e leigos, experimentaram em suas vidas os dons de sua espiritualidade redentorista e carismática. Recebeu a ordenação presbiteral em 09 de julho de 1983, em Rondonópolis/MT, das mãos de Dom Pastor Cuguejo, então bispo auxiliar, redentorista, de Assunção/ Paraguai, que havia sido seu primeiro formador. Logo após a ordenação assumiu a missão de formador, primeiro dos filósofos e depois dos teólogos. Anos mais tarde foi transferido para Ponta Grossa como pároco na Igreja São José.

Nesta época já havia discernido o chamado de Deus para fundação da Copiosa Redenção, porém ainda aguardava o momento certo. Na sequência foi eleito ecônomo da Congregação Redentorista e vigário provincial, no governo de Pe. Lourenço e passou a residir na casa provincial da Congregação, em Curitiba. Na eleição seguinte foi eleito provincial. No término de seu mandato pediu autorização para dedicar-se à obra da Copiosa Redenção.

Com informações de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE