Vereadores de PG se unem para buscar apoio para construção do IFPR
Parlamentares assinaram moções de apelo dirigidas à prefeita Elizabeth Schmidt e a Ademar Traiano; Dr. Erick e Stocco protocolaram uma terceira moção solicitando apoio de Aliel Machado
Publicado: 01/03/2024, 16:09
Os vereadores da Câmara de Ponta Grossa protocolaram três moções de apelo que solicitam a construção e o estabelecimento de uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Ponta Grossa.
As moções com a assinatura de todos os vereadores se dirigem à prefeita Elizabeth Schimidt (PSD) e ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano. "Solicitamos, por meio desta moção, o apoio para a criação do Campus Ponta Grossa do IFPR, dotado de estrutura própria, autonomia administrativa e corpo docente selecionado por meio de concurso público", solicitam os vereadores em documento.
Para justificar o pedido, os vereadores destacam que Ponta Grossa precisa de uma instituição federal de ensino técnico e tecnológico, com foco no Ensino Médio Técnico. "A criação do campus atenderá não apenas à demanda por educação profissional e tecnológica, mas também estimulará a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento regional", justifica o documento.
Uma terceira moção com as assinaturas de Dr. Erick (PSDB) e Geraldo Stocco (PV) foi dirigida ao ministro da Educação, Camilo Santana, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa e ao deputado federal Aliel Machado (PV). Na justificativa, o documento destaca que a criação de um Campus autônomo do IFPR, com estrutura própria e administração independente de outro campus, auxiliará o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa e região, trazendo profissionais qualificados, pesquisas e inovação.
Ainda a fim de justificar o pedido, Dr. Erick e Stocco lembram que Ponta Grossa é uma das cinco maiores cidades do Paraná, "sendo um importante centro logístico, industrial e agropecuário, tendo assim grande demanda por mão de obra qualificada e consequentemente muitas vagas de emprego", consta o documento.
UEPG - Recentemente, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o IFPR formalizaram o convênio que abriga atividades desenvolvidas pelas duas instituições. Atualmente, a UEPG recebe quatro turmas do IFPR que totalizam 130 alunos do ensino médio técnico em informática que já estão em sala de aula.
Na mesma reunião que o convênio foi formalizado, a UEPG ressaltou a possibilidade de cessão de um terreno de 60 mil m² para a construção do campus do IF no campus Uvaranas, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), além de outras parcerias entre as instituições de ensino.
O IFPR - O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.