Curso de Jornalismo da UEPG atinge a marca de 1 mil estudantes formados
Com a formatura que acontecerá na noite desta quinta-feira (29), a instituição chega ao milésimo jornalista formado
Publicado: 29/02/2024, 16:40
A formatura da noite desta quinta-feira (29) ganha contorno especial aos mais novos jornalistas em Ponta Grossa e à comunidade universitária. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) chega ao milésimo jornalista formado. As quatro décadas de atividade do curso de Bacharelado em Jornalismo se traduzem no compromisso de docentes, estudantes e agentes com uma formação ética responsável, a defesa do espaço público democrático e do direito à informação de qualidade.
“Temos um quadro docente qualificado, uma forte conexão com o mestrado e um projeto pedagógico que dialoga com desafios, transformações e potencialidades do campo do Jornalismo e da profissão”, detalha o coordenador de curso, Felipe Pontes. O professor é egresso da UEPG e hoje preside a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Felipe, que também leciona no Mestrado em Jornalismo da UEPG, soma-se a outros 17 professores doutores do quadro departamental da graduação, sendo 11 efetivos e sete temporários. “Uma das ênfases atuais da nossa oferta é a verticalização da formação em Jornalismo, uma vez que o estudante inicia na graduação e pode realizar o mestrado e, futuramente, talvez, o doutorado, uma vez que nosso projeto está em fase final de avaliação pelo Ministério da Educação”, informa.
“Entendemos que esse fato abre as celebrações de 40 anos do curso de Jornalismo da UEPG, a serem comemorados em agosto de 2025”, afirma o chefe do Departamento de Jornalismo (DeJor), professor Rafael Schoenherr, que também é egresso da universidade. “A formação cidadã, bem como as apostas na extensão e na pesquisa fortalecem a presença e legitimidade do curso na sociedade, o que tem sido reconhecido no Paraná e em outros estados em diferentes momentos”, pontua.
O curso de Jornalismo possui 160 estudantes de graduação e 30 de mestrado matriculados, funciona em regime integral, recebe 42 novos estudantes por ingresso, e tem uma média de 25 jornalistas formados a cada ano. Além do quadro docente, o Departamento conta com seis agentes universitários, responsáveis por serviços administrativos e pelos laboratórios de audiovisual, fotografia, áudio e redação jornalística. O currículo oferta disciplinas semestrais e anuais, conceituais e laboratoriais. As dinâmicas formativas envolvem, ainda, oito projetos de extensão, seis grupos de pesquisa e os veículos laboratoriais Foca Livre (jornal impresso), Correspondente Local (telejornal), Ponto da Notícia (rádio), Nuntiare (revista impressa e digital) e Periódico (portal de notícias).
Com informações: assessoria de imprensa