PL que muda nome da ‘Vicente Machado’ é retirado para vistas | aRede
PUBLICIDADE

PL que muda nome da ‘Vicente Machado’ é retirado para vistas

Projeto de Lei será retirado por 15 dias; proposta tem como objetivo mudar a nomenclatura da via para Corina Portugal

A avenida é uma das principais vias do Centro da cidade
A avenida é uma das principais vias do Centro da cidade -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Projeto de Lei (PL) n.º 51/2023, que prevê a alteração do nome da Avenida Vicente Machado para Corina Portugal foi retirado para vistas. O PL tem autoria da vereadora Josi do coletivo do Psol.

O pedido de vistas de 15 dias foi solicitado pelo vereador Daniel Milla (PSD) e foi acatado pela maioria dos parlamentares, por 13 votos favoráveis a três contrários.

Os vereadores argumentaram sobre a necessidade de uma audiência pública para discutir com a comunidade ponta-grossense a alteração do nome da avenida, que é uma das principais vias públicas da cidade e se localiza no bairro Centro.

Os parlamentares manifestaram a preocupação com implicações burocráticas que a alteração do nome da avenida levaria. Izaias Salustiano (PL) entende que o PL traz mais prejuízos do que benefícios. "como faremos com todos os contratos e locações? Como procederemos com todas as matrículas dos imóveis ali localizados?", questionou o parlamentar.

Josi Kieras, autora do projeto, destacou que os vereadores da Câmara sempre repudiam o feminicídio, porém enfatizou que "quando temos a oportunidade de reparar um erro histórico nós pensamos em burocracia. E pensamos no que o comércio vai achar disso?", indagou a vereadora.

JUSTIFICATIVA – Conforme a vereadora Josi do Coletivo, o objetivo é homenagear Corina Portugal. “É vista por muitos ponta-grossenses como santa, mesmo que não-canônica, pois apesar de acreditar-se que ela realiza milagres”, explica no projeto. Confira a proposta da parlamentar na íntegra clicando aqui.

CORINA PORTUGAL - Corina Portugal é natural do Rio de Janeiro, ela nasceu em 18 de janeiro de 1869. Corina se casou com Alfredo Marques de Campos, o casal se mudou para Ponta Grossa, em 1888. Um ano depois de se mudarem, no dia 24 de abril, Corina foi assassinada com 30 golpes de faca. O acusado pelo crime foi Alfredo, que ganhou absolvição por utilizar como argumento que um suposto adultério de Corina o levou a cometer o crime. Este argumento, na época, era aceito juridicamente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE