Estrada que dá acesso ao 'Buraco do Padre' será pavimentada
Secretário de Infraestrutura e Planejamento contou que o projeto está sendo desenvolvido e nos próximos dias será protocolado
Publicado: 21/02/2024, 16:41
O secretário de Infraestrutura e Planejamento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Luiz Henrique Honesko, esteve nos estúdios do Portal aRede, na manhã desta quarta-feira (21), para falar sobre as obras de pavimentação da Estrada do Alagados.
Confira os destaques da entrevista:
No dia 15 deste mês, o Portal aRede e Jornal da Manhã anunciaram que aPrefeita Elizabeth autorizou o início das obras de pavimentação do trecho denominado 'Alagados 1', que compõe desde o túnel do San Martin até a Ponte do Rio São Jorge. O investimento de R$ 9 milhões, foi destinado através de parceria entre o Executivo municipal e o Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL).
O secretário explica que o Governo Municipal tem 240 dias, contados a partir da data do anúncio, para a execução da obra. A pavimentação será feita em paver estrutural e ele conta que "não é uma pavimentação normal". Primeiramente será feita drenagem e, em seguida, serão realizadas as obras sem interdição total da estrada.
Para Honesko, a região tem "um potencial turístico muito grande", declara. Pontos como o Parque Nacional dos Campos Gerais, Bacia do Rio São Jorge, Bacia do Rio Pitangui, estão localizados nessa região.
Explica ainda que o trecho denominado 'Alagados 2', no projeto consta pavimentação em pedras irregulares, mas que a mão de obra para este tipo de calçamento é muito difícil de encontrar atualmente. Por isso, o projeto precisa ser modificado para o revestimento paver estrutural, como do 'Alagados 1', e, após isso, ser protocolado na SEIL.
ESTRADA DO 'BURACO DO PADRE' - Segundo Henrique, um novo projeto que está sendo desenvolvido pela secretaria, é o de pavimentação da estrada para o 'Buraco do Padre'. No dia 7 deste mês, servidores da secretaria estiveram no local fazendo levantamento de dados para elaboração do projeto. Nos próximos dias, segundo Luiz, será protocolado na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que disponibilizará um recurso que já está destinado para esta obra.
Assista à entrevista completa: