Cápsulas do tempo de PG serão lacradas em maio e abertas em 2073 | aRede
PUBLICIDADE

Cápsulas do tempo de PG serão lacradas em maio e abertas em 2073

Secretário confirmou a informação e destacou que uma segunda cápsula deve levar objetos como dinheiro da época

Fechamento ocorre nas primeiras semanas de maio
Fechamento ocorre nas primeiras semanas de maio -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um evento realizado no mês de setembro de 2023 marcou a retomada de uma história que havia sido lacrada há 50 anos. Foi aberto o invólucro que guardava itens históricos de Ponta Grossa, como cartas e jornais escritos em 1973. Desde então, a população da cidade aguarda a 'Cápsula dos 200 anos', que levará itens atuais para o ano de 2073, quando será novamente aberta. Em entrevista ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã, o Secretário de Cultura, Alberto Portugal, confirmou que a data oficial para isso acontecer é ainda no início de maio, durante a 38ª Semana da Cultura de Ponta Grossa.

Diferentemente do que ocorreu em 1973, quando havia apenas uma cápsula do tempo, Ponta Grossa terá agora duas cápsulas que serão abertas somente daqui a 50 anos. Uma delas será colocada no monumento da Praça da Catedral, enquanto a outra estará no monumento “Revoada” na Avenida Dom Geraldo Pellanda. A diferença desta vez está nos itens armazenados dentro delas. Na cápsula da Praça da Catedral serão colocadas cartas e jornais de 2023, enquanto na urna da Dom Geraldo Pellanda serão incluídos objetos como dinheiro, fotografias e itens tecnológicos multimídia. "Os itens colocados nestas cápsulas são datados de 15 de setembro de 2023, quando a cidade comemorou seus 200 anos", afirmou o secretário.

Aberto ainda no ano passado, a cápsula do bicentenário continha objetos resgatados, incluindo jornais da época, tanto da cidade quanto de outras regiões, que retratavam os acontecimentos e notícias daquele período. Além disso, havia fotografias, documentos e até mesmo um adesivo reforçando a importância do uso do cinto de segurança. Alberto Portugal ainda lembrou que, mesmo que os jornais estivessem datados de 15 de setembro, essa primeira cápsula acabou sendo fechada e lacrada tempo depois. Isso foi constatado porque os jornais utilizados para forrar a urna eram de datas posteriores, o que mostra que a cápsula não foi fechada na data informada.

PRIMEIRA CÁPSULA — A solenidade de abertura da cápsula dos 200 anos ocorreu no auditório do Centro da Música da cidade, com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, secretários, representantes da comissão dos 200 anos, autoridades, membros do Conselho do Patrimônio Cultural, imprensa e convidados. O evento foi um dos destaques das comemorações do bicentenário de Ponta Grossa, que contou com 207 atrações em celebração à data.

Para as duas novas cápsulas, serão tomadas medidas ainda mais rigorosas para evitar qualquer perda ou dano ao longo dos anos. O objetivo é garantir que os objetos e registros guardados representem fielmente a história e a memória da cidade para as futuras gerações. A preservação desse patrimônio cultural é de extrema importância para que as próximas comemorações do bicentenário tenham acesso a um legado verdadeiro e significativo.

CULTURA — Alberto Portugal contou que a data foi escolhida devido ao tema da 38ª Semana da Cultura, que este ano será “gerações”. A data será marcada por diversos eventos, todos relacionados ao tema da festividade, como bandas familiares, entre outras realizações, destacou o Secretário. Vale ressaltar que os cronogramas continuam sendo definidos e que nos próximos dias serão divulgados todos os detalhes, desde a Semana da Cultura até o fechamento das duas cápsulas do tempo, que devem dar início às festividades.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE