Museu Campos Gerais será reaberto à comunidade de PG
Obra de restauração do prédio histórico custou R$10,5 milhões; evento de entrega da obra acontece nesta terça-feira (06)
Publicado: 05/02/2024, 10:06
Nesta terça-feira (06), às 10h, acontece a entrega da obra de restauro do prédio histórico do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Com a conclusão da obra no valor total de R$ 10,5 milhões, a UEPG entrega novamente à comunidade ponta-grossense o antigo prédio do Fórum de Ponta Grossa. O restauro contempla aspectos arquitetônicos, arqueológicos e estruturais, a compra de equipamentos e mobiliário, além da construção de um anexo que vai abrigar atividades administrativas, dando condições de acessibilidade ao edifício histórico.
O prédio histórico do Museu dos Campos Gerais se localiza nas proximidades da praça da Catedral Santana, na rua Engenheiro Schamber. O evento da entrega da obra será restrito à imprensa e convidados.
O PRÉDIO - Em1928, o prédio, em frente à Catedral, se ergueu imponente em uma esquina, ao lado do Clube Ponta-grossense e próximo à Catedral de Sant’Ana, e passaria a fazer parte do cenário do Centro da cidade.
Com o passar do tempo, os edifícios ao redor ganharam andares e se modernizaram. Por 55 anos, o espaço abrigou o Fórum da Comarca de Ponta Grossa e serviços como a Coletoria Estadual, a Delegacia de Polícia, tabelionatos, Cartórios do Crime e de Registro Civil. De 1983 a 2003, funcionou ali o Museu Campos Gerais.
Por conta da má conservação do imóvel, em 2003, houve a necessidade da transferência do museu para uma construção que pertence a iniciativa privada e foi cedido em comodato para a UEPG.
Das assessorias