Ponta Grossa gera 3,8 mil novas vagas de emprego em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa gera 3,8 mil novas vagas de emprego em 2023

A cidade teve o quinto melhor desempenho no Estado do Paraná no acumulado do ano

Paraná alcançou a marca de mais de 3 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada.
Paraná alcançou a marca de mais de 3 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada. -

Fernado Rogala e Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de Ponta Grossa registrou, em 2023, o quinto melhor resultado no Estado do Paraná em termos de geração de emprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ponta Grossa teve um saldo positivo de 3.838 vagas de emprego ao longo do ano, resultado de 57,4 mil admissões e 53,6 mil desligamentos.

Esse resultado é superior ao registrado em 2022, quando foram gerados 3.686 novos postos de trabalho, representando um aumento de 4,12%. De fato, esse foi o melhor desempenho dos últimos anos. Em 2021, o saldo foi positivo em 1.099 vagas, enquanto em 2020, o saldo alcançou 2.159 vagas.

Ao longo de 2023, Ponta Grossa apresentou saldo negativo apenas no mês de dezembro, quando 682 vagas foram perdidas. Esse movimento é considerado normal, uma vez que é comum o fechamento de vagas temporárias no último mês do ano. Entre as grandes cidades paranaenses, Ponta Grossa teve um dos melhores desempenhos em dezembro, se comparada, por exemplo, com Curitiba, que perdeu 10 mil vagas; Maringá, que perdeu 2 mil; Cascavel, que perdeu 1,8 mil; Londrina, que perdeu 1,7 mil; e São José dos Pinhais, que perdeu 1,1 mil.

No que diz respeito à geração de empregos ao longo do ano passado, Ponta Grossa ficou atrás apenas de Curitiba, que criou 12,7 mil vagas; Londrina, com 6,7 mil novas vagas; São José dos Pinhais, com 5,8 mil novos postos de trabalho; e Maringá, com 5,2 mil vagas. Após Ponta Grossa, encontra-se Foz do Iguaçu, com saldo de 2,8 mil, e Pinhais, com saldo de 2,7 mil.

Em relação aos setores, todos os cinco apresentaram saldo positivo em 2023 na cidade de Ponta Grossa. O setor de serviços teve o melhor desempenho, com a criação de 2,2 mil novas oportunidades ao longo do ano. Em seguida, destacaram-se o comércio, com 667 vagas, e a indústria, com 579. A construção civil teve um saldo positivo de 280 vagas no ano, enquanto a agropecuária encerrou o ano com a criação de 61 oportunidades.

PARANÁ - Em todo o estado, foi registrado um saldo positivo de 87.599 novas vagas de emprego formal em 2023, consolidando-se como o maior estado empregador da região Sul e o quarto maior do país. O saldo de vagas do Paraná, que representa a diferença entre as 1.781.284 admissões e as 1.693.685 demissões no período, ficou atrás apenas dos estados mais populosos, além disso, o Paraná foi responsável por 6% de todos os postos de trabalho abertos no Brasil em 2023, que totalizou um saldo de 1.483.598 novas vagas.

Com exceção de dezembro, quando todos os estados apresentaram saldo negativo de empregos devido aos desligamentos após as festas de fim de ano, o Paraná teve resultados positivos em todos os meses de 2023. Embora dezembro tenha registrado um saldo negativo de 34.894 empregos, esse número foi melhor do que o registrado no mesmo mês de 2022 (-36.911). No entanto, mesmo em dezembro, o estado teve um saldo negativo menor em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destaca que a economia em ascensão e os bons resultados nos diversos setores econômicos têm contribuído para melhorar a posição do estado no mercado de trabalho. Ele ressalta o bom ambiente de negócios, a política de atração de investimentos e a vocação dos paranaenses para o trabalho como fatores que garantem esse bom resultado, consolidando o Paraná como o estado que mais gera empregos na região Sul.

O saldo de vagas do Paraná, que representa a diferença entre as admissões e demissões no período, ficou atrás apenas dos estados mais populosos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na região Sul, o Paraná superou com folga Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com esses resultados, o Paraná alcançou a marca de mais de 3 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada.

Com informações de Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE