UEPG inicia matrícula de calouros nesta quinta-feira | aRede
PUBLICIDADE

UEPG inicia matrícula de calouros nesta quinta-feira

Os aprovados no vestibular e no PSS devem checar os documentos necessários para a realização da matrícula; os veteranos também precisarão se rematricular

Confira as instruções para a matrícula e rematrícula
Confira as instruções para a matrícula e rematrícula -

Publicado por Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Inicia nesta quinta-feira (01) a matrícula dos classificados no vestibular, presencial e a distância, e no Processo Seletivo Seriado (PSS III), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As matrículas serão em etapa única, de forma exclusivamente online, com coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O sistema estará aberto a partir das 10h do dia primeiro, até às 17h de 05 de fevereiro. Todos os classificados, independentemente da colocação, devem se matricular, sob pena de perderem a vaga no certame.

“Este é um momento muito importante na vida dos calouros e de suas famílias, pois começa a se concretizar a realização de um sonho, o de realizar um curso de nível superior em uma instituição pública”, ressalta o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. A elaboração do Manual de Matrícula surgiu da necessidade de apresentar um passo a passo sobre os procedimentos necessários, segundo ele. “O documento foi concebido a partir das diferentes dúvidas que surgiram pelos usuários no momento da inscrição e posterior matrícula, por isso, ele está bastante detalhado, confeccionado em uma linguagem simples, que respeita a legislação vigente, procurando ser um meio de consulta para os nossos futuros acadêmicos”.

Instruções para matrícula - A matrícula deve ser feita pelos classificados em primeira chamada e também os que estão em lista de espera, pois é o que garante a vaga na instituição, conforme explica o Manual. São três passos que devem ser feitos. O primeiro é o acesso ao sistema de matrículas online para inserir o número do CPF no campo especificado – logo em seguida, o candidato receberá informações sobre seu login, senha e demais procedimentos. O passo dois é referente à atualização de dados pessoais e aceite do termo de declaração e ciência. O terceiro e último passo é o envio dos documentos digitalizados, conforme a cota escolhida no ato da inscrição. Toda a documentação deve estar legível. O não envio dentro do prazo estabelecido ou em desconformidade implica na sumária eliminação, independentemente da classificação.

Após concluída a terceira fase (e a devida conferência e aprovação por parte da Prograd), os classificados poderão entrar no sistema e conferir o status deferido ou indeferido, respeitando a classificação por cota e forma e ingresso. Serão matriculados os que estiverem dentro do número de vagas para cada curso e turno. Os classificados em primeira chamada que obtiverem o status de deferido terão sua matrícula efetivada. Já os classificados em lista de espera serão matriculados somente caso haja vagas não-preenchidas. A progressão do status pode ser conferida no próprio sistema, a partir de 10 de fevereiro.

Todas as informações estão presentes no site da Prograd, aba “ingressar na graduação”.

Rematrícula de Veteranos - Já está disponível no Sistema Kairós o comunicado referente às datas de matrícula para o ano letivo de 2024. A rematrícula dos veteranos será de 15 a 17 de fevereiro, com divisão dos setores de conhecimento. Dia 15 será voltado aos alunos de Biológicas e da Saúde (Sebisa) e de Exatas e Naturais (Sexatas). Em 16 de fevereiro, aos de Sociais Aplicadas (Secisa) e Jurídicas (Secijur). O último dia (17) será voltado aos discentes de Engenharias Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate) e Humanas Letras e Artes (Secihla).

Discentes com Registro Acadêmico (RA) com início 23 que não obtiveram aprovação (nota + frequência) em nenhuma disciplina não têm direito à matrícula para 2024. “É fundamental que as coordenações assegurem que os veteranos estejam cientes da importância de realizar a matrícula dentro do prazo estipulado, para garantir a continuidade de seus estudos”, destaca Miguel Archanjo.

O acesso à plataforma e demais informações pertinentes estão no site www2.uepg.br/prograd.

Da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE