Aliel é o convidado do programa Diálogos, da GloboNews | aRede
PUBLICIDADE

Aliel é o convidado do programa Diálogos, da GloboNews

O parlamentar ponta-grossense participa ao vivo do programa Diálogos, com Mario Sérgio Conti

Parlamentar participou de diversos programas.
Parlamentar participou de diversos programas. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) será o entrevistado do programa Diálogos, com Mario Sérgio Conti, no canal de notícias GloboNews. O programa ao vivo irá ao ar às 23h30 desta sexta-feira, 05, com reprises durante o fim de semana e disponibilidade na plataforma GloboPlay.

Desde que assumiu a relatoria do projeto de Mercado de Carbono (PL 2148/2015), em setembro do ano passado, o parlamentar tem sido destaque na imprensa. Além de entrevistas para jornais como Folha de São Paulo, Estadão e Uol, Aliel foi procurado também pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, SBT NEWS, entre outros.

A procura se dá pra importância do tema para o país, aprovado em plenário no último dia 21 de dezembro na Câmara dos Deputados. Através da relatoria do parlamentar paranaense, foi  criado o Sistema Brasileiro de Comércio e Emissões (SBCE) e institui o mercado de carbono no Brasil.

O texto cria um sistema onde é atribuído um valor econômico às emissões de carbono, transformando-as em um ativo negociável. Com isso, é estabelecido um incentivo financeiro para reduzir as emissões, estimulando a eficiência energética, o uso de energias renováveis e outras práticas sustentáveis, promovendo simultaneamente a responsabilidade ambiental em níveis individuais, corporativos e governamentais.

“Com esta lei, o Brasil terá condições de assumir o protagonismo global nas discussões sobre as mudanças climáticas. Como vivemos em um país de matriz energética limpa, o potencial de estoque e captura de carbono de nossas florestas fará do Brasil uma potência mundial no mercado global de carbono. O que aprovamos hoje é um mecanismo que irá remunerar, lá na ponta, todo proprietário de terra ou usufrutuário, agricultor, indígena ou quilombola que, no lugar de derrubarem suas florestas, optarem por mantê-las de pé”, defendeu o relator.

Por conta da relatoria do projeto, Aliel foi um dos integrantes da comitiva do Brasil na COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante a permanência na COP28, o parlamentar se reuniu com lideranças de vários países para debater o mercado de crédito de carbono e a urgência de ações para conter os eventos climáticos extremos que vem ocorrendo no mundo.

Com informações de assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE