Vítima de acidente com churrasqueira é professora da Proex-UEPG
A mulher teve 78% do corpo queimado, com queimaduras que chegam até as vias aéreas e segue em estado gravíssimo
Publicado: 01/01/2024, 21:56
Um acidente com fogo, na rua Castanheira, no bairro Santa Paula mobilizou uma equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) na noite da última sexta-feira (29) e deixou uma vítima em estado grave.
A vítima que teve 78% do corpo queimado é Maria Osséia Santos Dias, de 57 anos, e que estava fazendo um churrasco com seu filho e alguns amigos, quando foi jogar álcool no fogo e explodiu o galão. Ela teve queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau, extensas e que chegaram até as vias aéreas.
Segundo informado ao Portal aRede por Leandro Dias, líder do Movimento Popular de Luta de Ponta Grossa (MPL-PG) e um dos filhos da vítima, ela segue em um estado muito grave, pois em acidentes que mais de 70% do corpo fica queimado, o risco de vida do paciente passa de 90%, e o quadro pode se agravar até o sétimo dia, conforme o médico explicou à família.
Osséia Santos, como é conhecida, é professora de música da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desde 2017, e é fundadora, junto com seu filho, da Casa de Música e Artes Educação Musical.
Ela segue internada no Hospital Regional. No dia do acidente foi informado que existia a possibilidade dela ser transferida a um hospital especializado no atendimento de vítimas por queimaduras, mas conforme informado por Leandro, o quadro de sua mãe precisa se estabilizar para que ela possa ser transferida em segurança. Apesar da gravidade do caso, Osséia segue sem infecções.
A situação de saúde da professora gerou comoção nas redes sociais. Em publicações, familiares e amigos pedem por orações. "A mãe é muito querida", declara Leandro. Osséia já fez apresentações para a comunidade juntamente com o coral Vozes da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Proex, onde dá aulas de canto e piano.