Acidente no Capão da Onça deixa bombeiros de PG em alerta
Homem sofre ferimentos graves ao dar mergulho e morre no Hospital Regional de Ponta Grossa
Publicado: 28/12/2023, 12:15
O acidente aquático ocorrido no último dia 25 no Capão da Onça em Ponta Grossa, com resultado de morte de Antônio de Souza Rebouças Filho, 59, deixa o Corpo de Bombeiros em alerta. Por conta das altas temperaturas, muitas famílias procuram rios e cavas para se divertir, mas esses locais não possuem dispositivos de socorro imediato. A orientação é que essas pessoas redobrem os cuidados ao realizar mergulhos e evitem o uso de bebida alcoólica.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que Antônio se divertia com a família nas águas do Capão da Onça. Em determinado momento, ele mergulha de cabeça e se fere com gravidade. No vídeo é possível perceber que Antônio fica inconsciente e não consegue voltar sozinho à superfície.
Os bombeiros foram acionados através do Siate e junto do Samu prestaram resgate no local. Antônio Rebouças foi encaminhado ao Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 26.
ALERTA DOS BOMBEIROS - Em contato com o Portal aRede, o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa alerta que a população deve tomar alguns cuidados ao irem se divertir com a família e amigos em locais aquáticos. Entre os cuidados a serem tomados, estão: não pular de ponta, não tentar executar algum salto mortal e não entrar em poços profundos ou locais de forte correnteza.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforça o alerta com orientações para que os veranistas possam aproveitar com segurança as atividades de lazer em águas. A preocupação se dá por conta do número de resgates de menor risco, atendimentos de afogamentos de extrema gravidade e óbito no Paraná.
O Corpo de Bombeiros destaca que o conhecimento das instruções sobre segurança em rios, cachoeiras, praias e piscinas é fundamental para garantir um verão tranquilo e prevenir incidentes.
Nas praias, é preciso se atentar para banhos apenas em áreas protegidas por guarda-vidas, que podem ser identificadas pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo. Também é importante respeitar a sinalização, as bandeiras e orientações dos guarda-vidas, evitando entrar no mar próximo a pedras, estacas e píeres.