Rangel destaca ações da inovação e trabalho por Ponta Grossa
Secretário da pasta criada em 2023 e deputado estadual eleito, ex-prefeito fala sobre desafios do setor e ressalta investimentos e conquistas para todos os municípios do Paraná
Publicado: 21/12/2023, 18:08
Criada no início deste segundo mandato do governador Ratinho Junior, a Secretaria Estadual da Inovação tem como titular da pasta o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), ex-prefeito de Ponta Grossa por duas gestões e antecessor da atual prefeita Elizabeth Schmidt. Nesta semana, o parlamentar e secretário de estado fez um balanço sobre as principais realizações da área e o ciclo de desenvolvimento que vive o município.
“Quando o governador me chamou para ocupar esta secretaria, ele me colocou o desafio, por já ter sido prefeito, de levar a inovação aos 399 municípios do Paraná”, resumiu Rangel. Um dos principais investimentos da área foi em tecnologias assistivas e educação criativa: alguns exemplos são o ‘Óculos Amigo’, para inclusão de alunos cegos da rede estadual de ensino, as Salas Multidisciplinares, ação inédita do Governo do Paraná voltadas a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e também o ‘Ideathon Paraná’, iniciativa de educação criativa que envolveu alunos de escolas públicas e privadas em maratona estudantil para pensar e propor ideias para melhorar a vida nas cidades.
“É importante traduzir que tudo que possibilita mais rapidez e eficiência na gestão pública é forma de inovação. Se você faz algum tipo de trabalho na prefeitura ou no governo do estado que melhora a qualidade do dia a dia das pessoas e que não existia até então é uma inovação. Por exemplo, nós investimos nas tecnologias para deficientes no Paraná, a questão dos óculos para crianças cegas teve bastante repercussão. Nós estamos agora comprando os computadores com figuras geométricas em braille, coisa que ainda não existia no mundo, só existia o equipamento em si na linguagem”, explica o deputado estadual.
Ainda sobre o projeto ‘Óculos Amigo’, que auxilia na inclusão de alunos com cegueira total na rede estadual de ensino, o dispositivo de inteligência artificial adquirido foi OrCam MyEye 2.0, fabricado em Israel. Todos os 147 alunos com deficiência visual total matriculados na rede estadual receberam o dispositivo. A tecnologia permite não só a inclusão social, mas também auxilia no aprendizado, garante a autonomia e melhora a qualidade de vida dos estudantes.
O investimento no projeto foi de R$ 2,19 milhões, totalizando entregas em 75 municípios do Estado. O valor unitário de cada aparelho é de R$ 14,9 mil. O sucesso da iniciativa serviu de exemplo para outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que buscaram o Governo do Paraná como referência para aplicação do projeto.
Já as Salas Multidisciplinares, por exemplo, tiveram o projeto-piloto do espaço implementado na região dos Campos Gerais, no município de Carambeí – em parceria com a Prefeitura Municipal.
AÇÃO PARLAMENTAR - Marcelo Rangel também falou sobre as metas do Governo do Estado e que continua em ação no mandato da Assembleia Legislativa. “Eu tenho o meu mandato até garantido por mais três anos, período que será de trabalho intenso pela nossa região, principalmente pela cidade de Ponta Grossa, e não vou abrir mão disso. As pessoas podem pensar assim, mas ele deixou de ser deputado, não: eu apenas não estou trabalhando na Assembleia, mas as nossas emendas e projetos estão em andamento. O deputado Bazana, que está me substituindo, atende por exemplo as Apaes, faz um trabalho muito ligado aos meus projetos, ou seja: não abri mão de absolutamente nada que eu tenho direito como deputado”, explicou.
Com informações da assessoria.