Câmara aprova e UEPG assume prédio do Pronto Socorro | aRede
PUBLICIDADE

Câmara aprova e UEPG assume prédio do Pronto Socorro

Casa de Leis de Ponta Grossa aprova transferência do antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi para a UEPG

Reformas já começaram no local.
Reformas já começaram no local. -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei Ordinária 498/2023, que autoriza a transferência do antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi, conhecido como Pronto Socorro, para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A medida foi votada na última sessão do ano e recebeu 15 votos favoráveis e apenas um voto contrário, da vereadora Joce Canto (PSC).

A intenção da prefeitura é repassar a estrutura do antigo hospital para a UEPG, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e de Ciência e Tecnologia. Com a aprovação do projeto, a prefeitura poderá dar continuidade ao processo de transição para a universidade assumir a responsabilidade pelo antigo Pronto Socorro.

A UEPG já havia manifestado interesse em assumir a gestão do antigo hospital, visando instalar o novo Ambulatório Universitário Amadeu Puppi no local, para ampliar o funcionamento do Hospital Universitário. Essa mudança permite que os recursos financeiros, que antes eram direcionados para os hospitais municipais da cidade, sejam realocados para fortalecer as Unidades Básicas de Saúde e para a construção de novos Superpostos, conforme destacado pela Prefeita Elizabeth Schmidt (PSDB).

A assinatura do acordo para a transferência do antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi para a UEPG ocorreu no início do mês de dezembro, com a presença do secretário de saúde do estado, Beto Preto, do reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, e da prefeita Elisabeth Schmidt. “É responsabilidade do estado os hospitais, para que aí a prefeitura tenha fôlego para investir nas UBSs e na própria saúde pública dos munícipes”, afirmou Elisabeth.

A medida foi anunciada em um evento realizado em setembro de 2022, que contou com a presença da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e UEPG, onde foi destacado que a administração pública passaria a responsabilidade para a universidade o primeiro Ambulatório Universitário. Atualmente, funcionam no espaço as consultas materno-infantil, que até então aconteciam no prédio anexo ao Hospital Universitário, em Uvaranas, mas os serviços devem ser ampliados com o avanço do PL.

REFORMA — O prédio do Hospital possui uma área total de 6.952,72 m² e está passando por reformas coordenadas pela Prefeitura de Ponta Grossa, visto ser a proprietária do edifício. Com a transferência, a responsabilidade por esses trâmites será assumida pela UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE