PSOL é favorável ao aumento no número de vereadores em PG
A sigla defende necessário maior representatividade na Casa de Leis
Publicado: 14/12/2023, 14:27
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Ponta Grossa divulgou uma nota em apoio ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que propõe o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal da cidade. O partido argumenta que essa medida é fundamental para fortalecer a representação da população ponta-grossense, uma vez que mais pessoas terão direito a voz na Casa de Leis da cidade.
“O aumento do número de representantes eleitos na Câmara Municipal não representará um aumento significativo de despesas e trará grandes benefícios paras a população, visto que entre as atribuições dos vereadores, além de fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar, é também de buscar atender as demandas dos diversos setores e comunidades” destaca a sigla em nota em enviada ao Portal aRede.
PROJETO — A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) poderá aumentar o número de vereadores. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 004/2023 foi discutido nesta quarta-feira (29), durante a ‘Sessão Ordinária’ da Casa de Leis. A proposta amplia o número de parlamentares para 23, quatro a mais dos 19 atuais. Uma ‘Comissão Especial’ foi criada para discutir o texto.
O projeto chegou ao Poder Legislativo em 21 de julho e visa aumentar o número de vereadores em Ponta Grossa. Assinam a proposta os parlamentares Izaías Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PSD), Josi do Coletivo (Psol), Léo Farmacêutico (PSD), Missionária Adriana (SD), Professor Careca (PSB) e Sargento Guiarone (PRTB).
Segundo a justificativa do texto, a ampliação no número de vereadores também aumentaria a representatividade dos ponta-grossenses. A “representação política dos cidadãos é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia”, explica o projeto de lei. Além disso, os parlamentares justificam o número do eleitorado de Ponta Grossa, que teve aumento nos últimos anos.