Aliel é segunda pessoa a receber título de Doutor Honoris Causa da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Aliel é segunda pessoa a receber título de Doutor Honoris Causa da UEPG

Em sessão solene, o Conselho da UEPG entregou o título para o Deputado Federal

O objetivo é enfatizar as atividades legislativas e a atuação do deputado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI) durante a pandemia de Covid-19, em 2021 e 2022
O objetivo é enfatizar as atividades legislativas e a atuação do deputado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI) durante a pandemia de Covid-19, em 2021 e 2022 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na noite desta sexta-feira (01), o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (COU-UEPG) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao Deputado Federal Aliel Machado Bark. A cerimônia foi marcada pela defesa contundente da ciência.

“Dedico este título aos milhões de adolescentes das periferias da nossa cidade, estado e país”. Emocionado, o parlamentar agradeceu a deferência do Conselho Universitário. Para ele, ter seu trabalho reconhecido pela UEPG, que ele considera uma referência no cenário regional e nacional, é motivo de orgulho. “Reconheço que esta alegria é fruto de um esforço coletivo de intuição, sabedoria e trabalho. Fico muito feliz em ver muitas destas pessoas aqui, nesta noite. Nossas contribuições não traduzem a grandeza de espírito e coragem de propor este título. Desejo uma universidade de inclusão, imersa na sociedade onde está inserida e os avanços que a UEPG alcança mostram este projeto em funcionamento”, enfatizou.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, falou sobre a trajetória do deputado, que saiu da periferia de Ponta Grossa e ganhou representatividade nacional como um dos mais atuantes deputados federais. “Sem grupos econômicos, sem patrocínio dos meios de comunicação, tendo que fazer política enquanto ajudava a sustentar a família e estudava, Aliel Machado colocou toda a sua energia a serviço das mais importantes pautas democráticas, algumas que são os pilares da universidade”, enalteceu. “A defesa da ciência e da cultura. O acesso à saúde pública de qualidade. A valorização dos profissionais do ensino e da saúde. A defesa do meio ambiente. Os direitos da pessoa idosa. A geração de renda pela qualificação dos trabalhadores”. Qualquer uma das pautas enumeradas pelo reitor seriam motivo para a concessão do título honoris causa, segundo ele, mas a honraria vai muito além disso. “Reconhecer a sabedoria além dos muros da academia é uma forma de afirmar uma universidade efetivamente plural”.

A ocasião também marca a reinauguração do Grande Auditório, que foi revitalizado. O espaço, que abriga dezenas de eventos científicos, culturais e sociais todos os anos, recebeu nova pintura, revestimentos, cortinas e identidade visual, financiados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG (FAUEPG). “Para a Fundação, é um orgulho e meta poder apoiar o desenvolvimento institucional da UEPG, sendo essa a nossa grande finalidade, seja por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão, como também ao dar suporte às atividades especiais de natureza infraestrutural, como a revitalização do Auditório Central, um cartão de visitas da UEPG, onde ocorrem muitos eventos institucionais e que necessitam desta estrutura cada vez mais adaptada às suas diversas utilizações”, valoriza o presidente da FAUEPG, Sinvaldo Baglie.

Doutor Honoris Causa é um título atribuído a personalidades eminentes, de projeção nacional ou internacional
Doutor Honoris Causa é um título atribuído a personalidades eminentes, de projeção nacional ou internacional |  Foto: Divulgação/UEPG.
  

HONRARIA JUSTIFICADA - A proposta partiu do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), representado pelo professor Carlos Willians Jaques Morais, e foi aprovada pelo Conselho Universitário em 06 de julho. Como explica o professor, o objetivo é enfatizar as atividades legislativas e a atuação do deputado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI) durante a pandemia de Covid-19, em 2021 e 2022. Além disso, a honraria reconhece a defesa da ciência, em especial no momento de crise sanitária.

Em documento oficial protocolado ao Conselho, o professor Carlos justificou a importância de se defender a ciência, frente a uma postura negacionista que ganhava força no Brasil em meio a uma dura pandemia. “Além dos profissionais da saúde e de outras classes de trabalhadores e trabalhadoras, também tivemos atores políticos que merecem todo o reconhecimento da sociedade”, destaca. E um destes defensores da ciência é o Deputado Aliel Machado. “Desde 2014, o Deputado Aliel Machado tem desempenhado uma atuação parlamentar combativa e propositiva em frentes políticas importantes para toda a sociedade brasileira”, assinala a justificativa oficial. “Contudo, entendemos que a presente honraria que postulamos ocorre pelo reconhecimento ao primoroso trabalho realizado entre os anos de 2020 a 2022”.

Nesse período, o Deputado atuou em frentes parlamentares em defesa do fortalecimento da Educação Pública e do Sistema Único de Saúde, foi vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara e protocolou diversos projetos, proposições, manifestações e requerimentos neste sentido. Em 2021, assumiu a presidência da CCTCI. “Suas ações durante o período da pandemia foram muito importantes para que a tragédia social e sanitária que vivemos não viesse a se tornar ainda maior”, enfatiza o documento.

As emendas parlamentares impostas e empenhadas no setor da saúde integram a justificativa do pedido, com destaque para os recursos destinados ao fortalecimento e ampliação das estruturas do Hospital Universitário da UEPG.

HONORIS CAUSA - Doutor Honoris Causa, expressão latina que significa “por causa de honra”, é um título atribuído a personalidades eminentes, de projeção nacional ou internacional. Regulamentada pelo artigo 122 do Estatuto da UEPG e voltada para personalidades que se distinguem pelo saber e por sua atuação em prol da Ciência, da Cultura e da Saúde, é a outorga mais importante concedida pela Universidade e aprovada em sessão do Conselho Universitário.

Essa é a segunda vez na história da UEPG que o Conselho concede o título de Doutor Honoris Causa. O primeiro homenageado foi o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, em 15 de agosto de 2016, durante o 7º Simpósio Jurídico dos Campos Gerais. O evento foi promovido pelo Setor de Ciências Jurídicas (Secijur) da UEPG, Centro Acadêmico Carvalhos Santos (Cacs) e Universidade do Norte do Paraná (Unopar/Ponta Grossa). A medalha e o diploma foram entregues pelo reitor à época, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, e pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

BIOGRAFIA - Aliel Machado Bark nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 26 de fevereiro de 1989. Filho da dona Sueli Machado (dona de casa) e do Sr. Ali Nayef Bark (metalúrgico). De família humilde, sem ligação com a política, Aliel carregou sacolas na feira e foi engraxate na infância.

A carreira política de Aliel Machado iniciou no movimento estudantil, ainda na adolescência. Aliel coordenou manifestações relacionadas ao transporte público, atuou como coordenador regional na Paraná Esportes, ligada à Secretaria de Esportes do Estado. Em 2008, candidatou-se ao cargo de vereador pela primeira vez e, quatro anos depois, foi eleito e se tornou presidente da Câmara Municipal – o mais jovem a ocupar o cargo. Com 82.886 votos, no ano de 2014 foi eleito deputado federal, com reeleição em 2018 e 2022. Foi premiado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas; defendeu o Piso Nacional da Enfermagem, o Piso do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Entre 2021 e 2022, Aliel presidiu a CCTCI, uma das mais importantes da Câmara. Atualmente, no seu terceiro mandato como deputado federal, Aliel preside a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) na Câmara Federal.

PRESENÇAS - Além das autoridades universitárias e membros do Conselho Universitário da UEPG, prestigiaram o evento o Diretor Geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Michel Jorge Samaha; o reitor em exercício da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Gilmar Ribeiro de Mello; o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), professor Fábio Antonio Neia Martini; reitor da Unicentro, Fábio Hernandes; o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli; deputado federal Toninho Wandscheer; Péricles de Mello; os prefeitos de Imbaú, Dayane Sovinski, Pirai do Sul, Henrique de Oliveira Carneiro; Pato Branco, Robson Cantu; União da Vitória, Bachir Abbas; Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão; Imbituva, Celso Kubaski; Reservas do Iguaçu, Vitorio Antunes de Paula; Cruz Machado, Antônio Luís Szaykowski; Carambeí, Elisangela Pedroso; vice-prefeito de Mangueirinha, Leandro Dorini; Japira, Paulo Morfinati; Ivaí, Orli Camargo de Cristo; Rio Bonito do Iguaçu, Cesar Bovino; Ipiranga, Douglas Modesto; Teixeira Soares, Lula Tomaz; Irati, Jorge Derbil; Rio Bonito do Iguaçu; Imbituva; Ipiranga; Rebouças, Luiz Zak; diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, diretora do Fórum Noeli Reback .  Todos os pró-reitores da UEPG estiveram presentes na cerimônia, assim como a diretora do Hospital Universitário da UEPG, Fabiana Mansani.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE