Aliel conquista o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Aliel conquista o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da UEPG

Deputado se emocionou ao receber a honraria e destacou que vai seguir defendendo a universidade pública

Aliel recebeu o certificado das mãos do reitor da UEPG
Aliel recebeu o certificado das mãos do reitor da UEPG -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machadorecebeu na tarde desta sexta-feira (1) o título de ‘Doutor Honoris Causa’ da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento ocorreu no Grande Auditório da sede central da instituição de ensino, onde o político recebeu o título que marca sua carreira. Em entrevista ao Portal aRede, o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destacou que Aliel é merecedor do título. “Ele sempre foi batalhador e no período da pandemia defendeu a ciência, a vacina e a instituição pública e de qualidade”, afirmou.

Vale ressaltar que o título de‘Doutor Honoris Causa’ é cedido apenas parafiguras importantes para as instituições de ensino superior, que de alguma forma se destacaram em determinada área. Para Miguel, o deputado se destacou por sempre defender as instituições de ensino do país. Nós temos regiões que não tem políticos voltados à educação e nós tivemos a sorte de ter alguém voltado para a educação e ferrenho defensor do ensino de qualidade”, declarou o reitor, que ainda afirmou ter orgulho de Aliel representando a instituição em Brasília.

O deputado Aliel Machado também conversou com a equipe do Portal aRede e afirmou ser uma das grandes honras que já teve em sua vida. “Receber esse título, para alguém que veio da periferia, mostra muito a minha responsabilidade e a grandeza e coragem de nosso conselho universitário”, disse Aliel Machado já emocionado ao lembrar de toda a sua carreira política, que começou ainda no grêmio estudantil de sua escola.

Esta é apenas asegunda vez na história da instituição que a honraria é concedida pela UEPG, como lembrou o professor Miguel Sanches Neto. “A primeira vez foi para o ministro Edson Fachin há alguns anos atrás e agora o deputado Aliel Machado, filho de Ponta Grossa e filho da casa, conquista o título”, explicou o reitor. Segundo ele,o deputado sempre fez a defesa do ensino público, do ensino superior, da ciência e da cultura tanto da cidade quanto do país.

GALERIA DE FOTOS

  • Aliel é o segundo da história a receber a honaria da UEPG
    Aliel é o segundo da história a receber a honaria da UEPG
  • Evento contou com a presença de diversas figuras importantes
    Evento contou com a presença de diversas figuras importantes
  • Aliel se emocionou ao receber o título
    Aliel se emocionou ao receber o título
  • Miguel afirmou ter argulho da presença política do deputado
    Miguel afirmou ter argulho da presença política do deputado
 

O reconhecimento do deputado se tornou público ainda em julho, devido a um comunicado enviado pela própria instituição após o Conselho Universitário aprovar o pedido do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), que cedia a Aliel Machado o título de “Doutor Honoris Causa”. Segundo o professor Carlos Willians Jaques Morais, representante do Nutead, o objetivo do pedido era “distinguir o homenageado pelo vulto das importantes atividades legislativas realizadas.”

Para as instituições de ensino superior, o título de ‘Doutor Honoris Causa’ é considerado quase que o mesmo que doutorado, com pequenas restrições como a participação em bancas de mestrado e doutorado, sendo uma das maiores honrarias que uma universidade pode ceder à alguém. A aprovação do título é feita através de um conselho formado por professores de cada área, que analisa as ações do candidato e decidem ser pertinente ou não a honraria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE