Diocese de Ponta Grossa tem novos coordenadores pastorais para 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Diocese de Ponta Grossa tem novos coordenadores pastorais para 2024

Movimentos, pastorais e organismos da Igreja se reestruturam

Bispo Dom Sergio Arthur Braschi com os agentes da Pastoral da Criança
Bispo Dom Sergio Arthur Braschi com os agentes da Pastoral da Criança -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Chega o final do ano e os movimentos, pastorais e organismos da Igreja vão se reestruturando para encarar os desafios do novo período que está prestes a se iniciar.  Na Diocese de Ponta Grossa, as últimas semanas têm sido de mudanças, ou, nem tanto, na coordenação de alguns setores. A Renovação Carismática Católica e as pastorais Presbiteral, da Criança e da Pessoa Idosa promoveram encontros para avaliação da caminhada e, em pelo menos duas instâncias, houve alteração na coordenação.

A RCC escolheu sua nova coordenadora diocesana e os coordenadores dos oito Setores. A coordenadora eleita é Suzana Domingues Ferreira Slabicki, do Grupo de Oração Jesus te Ama, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati. Ela substituirá Elian Maria Rocha Pietrochinski, do Grupo de Oração Arca da Aliança, da Paróquia Menino Jesus, de Reserva. “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por esse tempo à frente da RCC. O que vivi nesses dois anos (2022/2023) me alargou os horizontes, enriqueceu o meu dia-a-dia. O primeiro período na coordenação foi um desafio decorrente da pandemia e pós-pandemia. Na medida do possível, fizemos, com os membros do conselho diocesano, um pastoreio junto aos Setores e grupos de oração da Diocese. Foi um tempo de desafio, mas também vimos surgir novas lideranças, novos grupos de oração”, avaliou Elian.

A Assembleia Eletiva, que aconteceu no último dia 18, contou com a presença de 63 dos 73 coordenadores de grupos de oração existentes na Diocese. No Setor 1, foi eleito Adriano Basso. No setor 2, Márcio B. Júnior; no Setor 3, Célia Morais Machado e, no Setor 4, Mirtes Brizola. Todos são de Ponta Grossa. No Setor 5, o eleito foi Edi Carlos Carneiro, de Piraí do Sul; no Setor 6, Edinaldo Bonfim, de Imbituva; no Setor 7, Cleverson Luiz de Lima, de Irati, e, no Setor 8, foi eleita Vera Castro, de Telêmaco Borba. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi estava presente, ao lado de padre Wagner Oliveira da Silva, o referencial da RCC diocesana, e de Ivone Magnani Pasquali, secretária geral da Renovação Carismática e atual coordenadora. A nova coordenação, responsável pelos trabalhos no biênio 2024 - 2025, assume em janeiro.

PASTORAL DA CRIANÇA - Marli Szczepaniki continua por mais três anos como coordenadora diocesana da Pastoral da Criança. Dione Dirce Fontana foi eleita sua suplente. A Assembleia Eletiva aconteceu no último sábado (25), reunindo 25 coordenadoras paroquiais, e contou com a participação da coordenadora estadual, Verônica Valarini, e do assessor diocesano da Pastoral, padre Joel Nalepa. A programação encerrou às 15 horas, com Santa Missa celebrada por Dom Sergio e por padre Joel.

O atual mandato de Marli termina em 5 março de 2024. Foi a primeira vez que respondeu pela coordenação diocesana. Antes, tinha sido coordenadora paroquial - Paróquia Santa Rita de Cássia – e do Núcleo de Ponta Grossa. “Tivemos muitas dificuldades no início devido à pandemia. Agora, as coisas já estão mais tranquilas. Graça a Deus, tenho uma boa equipe, ajuda muito. A expectativa para o próximo ano é conseguir mais voluntárias, pois as que temos é pouco, considerando o número de crianças carentes em nosso município. Precisamos aumentar o nosso quadro de voluntários para poder aumentar o número de crianças e gestantes atendidas, para que as crianças tenham vida e vida em abundância. Precisamos de ajuda! ”, comenta a coordenadora.

Marli Szczepaniki continua por mais três anos como coordenadora diocesana da Pastoral da Criança.
Marli Szczepaniki continua por mais três anos como coordenadora diocesana da Pastoral da Criança. |  Foto: Divulgação.
  

PASTORAL PRESBITERAL - Desde outubro, padre Hélio Guimarães é o novo coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral. O sacerdote - reitor do Seminário Menor Mãe de Deus, de Irati - foi eleito na última reunião de 2023 do clero diocesano, dia 19 de outubro. A eleição envolveu 37 votantes e se deu na Casa Vianney. Como vice-coordenador foi escolhido padre Roberval Mühlstedt, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas; secretário, padre Wellington Marcondes, e, como tesoureiro, padre Wagner Oliveira da Silva.

Padre Hélio fazia parte da antiga coordenação pastoral desde o tempo que o responsável era padre Márcio Milek. Era secretário. Com a morte de padre Márcio, em fevereiro de 2021, padre Martinho Hartmann assumiu a coordenação e ele permaneceu na Secretaria, sempre acompanhando os trabalhos. “Muda bastante a rotina, principalmente, porque a Secretaria está envolvida mais internamente com o clero e a coordenação soma o envolvimento interno e faz a ponte entre a missão da pastoral diocesana e a pastoral no Regional Sul 2, na CNBB, e aquilo que tem sido demandado para os nossos sacerdotes”, explica o novo coordenador.

“Acolho com gratidão esse voto de confiança dado pelo clero. Este momento é de continuidade do que vinha sendo feito, do que é possível nos encontros, nas reuniões diocesanas, especialmente, nos momentos de fraternidade do clero, que são principalmente marcados pela reunião dos padres diocesanos. Acompanhar ainda os momentos formativos. Uma das responsabilidades da Pastoral Presbiteral é a formação permanente do clero. Nós recebemos nossa formação no seminário, mas a formação é permanente. É preciso em primeiro lugar escutar o clero, o que precisa, quais as necessidades na linha da reflexão, e, procurar assessores e temáticas. Ajudar que (essa contribuição) chegue aos nossos sacerdotes”, destaca padre Hélio, citando que a Pastoral Presbiteral sempre é a ponte entre o bispo e o clero. “Ele, como nosso bom pastor, tem vínculo direto com cada um dos padres, mas a Pastoral faz também essa presença do bispo junto ao clero da Diocese”.  

PASTORAL DO IDOSO - Uma reunião extraordinária da Pastoral da Pessoa Idosa, dia 11 de novembro, avaliou a caminhada dos últimos anos, reuniu os agentes em oração e elegeu a nova coordenação para os próximos quatro anos: 2024 a 2027. 15 líderes e coordenadores de oito paróquias onde a Pastoral está ativa participaram. Os representantes de cada comunidade apresentaram as ações realizadas, momento em que foi constatado que em cinco capelas não há mais agentes ativos. Hoje, na Diocese, existem 75 líderes e o atendimento aproximado de 370 idosos.

A coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, Rozilda Lemes, de Guarapuava, conduziu a preparação para a escolha da nova coordenação. De forma unânime, com 15 votos, o atual coordenador, diácono Luiz Afonso Freytag, foi reconduzido ao cargo. O bispo Dom Sergio, que acompanhou a reunião desde a metade da manhã, falou aos agentes, incentivando o trabalho da Pastoral.

A coordenadora eleita é Suzana Domingues Ferreira Slabicki, do Grupo de Oração Jesus te Ama, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati
A coordenadora eleita é Suzana Domingues Ferreira Slabicki, do Grupo de Oração Jesus te Ama, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati |  Foto: Divulgação.
  

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE