Milla é contrário ao aumento no número de vereadores em PG
Nas redes sociais o vice-presidente da Câmara criticou o argumento usado no Projeto de Lei
Publicado: 30/11/2023, 17:19
A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa iniciou nesta quarta-feira (29) a discussão sobre o Projeto de Lei Orgânica do Município nº 004/2023, que dispõe sobre o aumento no número de vereadores na cidade. A medida foi criticada pelo vice-presidente da casa, Daniel Milla (PSD), que afirmou que o valor economizado está sendo devolvido para os cofres públicos e indo para a saúde. “No mandato passado protocolamos um projeto para reduzir de 23 para 19 vereadores, o que gerou uma economia de R$12 milhões”, lembrou o político ao comentar sobre o PL aprovado ainda em 2019 que reduziu o número de representantes.
Já para os vereadores Izaías Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PSD), Josi do Coletivo (Psol), Léo Farmacêutico (PSD), Missionária Adriana (SD), Professor Careca (PSB) e Sargento Guiarone (PRTB), que assinaram a proposta, o valor devolvido para a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) representa um superávit econômico “do ponto de vista contábil e financeiro” e que o aumento de vereadores não representará um aumento significativo dos custos.
Outro argumento usado para o PL é que com mais vereadores a Câmara terá uma maior representatividade para Ponta Grossa visto que “representação política dos cidadãos é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia”, algo que Milla discorda. “Nós temos 19 parlamentares, sendo o suficiente para atender a população”, defendeu ele ao dizer que já existe uma boa representação na casa de leis.
COMISSÃO - O Poder Legislativo estabeleceu uma ‘Comissão Especial’ para analisar o texto, sendo presidido pela vereadora Josi do Coletivo, com a relatoria do Professor Careca. Além dos dois, os vereadores Felipe Passos (PSDB), Sargento Guiarone e Geraldo Stocco (PV) também integram o grupo. Segundo informações obtidas pelo Portal aRede, agora são 10 dias para apresentação de emendas e mais cinco para parecer da Comissão.
ELEIÇÕES - Caso seja aprovado nas eleições de 2024 a população de Ponta Grossa já passa a ter que escolher 23 vereadores ao invés de 19, como ocorreu nas últimas eleições municipais. A última vez que a casa de leis esteve com 23 vereadores foi ainda em 2019, quando o Projeto de Lei que reduzia o número de cadeiras foi votado.