Cinco colégios de PG aprovam modelo cívico-militar; veja a lista | aRede
PUBLICIDADE

Cinco colégios de PG aprovam modelo cívico-militar; veja a lista

Por outro lado, Portal aRede apurou que outras quatro escolas da cidade, além de colégios em Castro e Carambeí, rejeitaram a adoção do modelo; Núcleo ainda não confirma resultado

Colégio Becker e Silva seria um dos espaços que aplicaria as mudanças no ensino
Colégio Becker e Silva seria um dos espaços que aplicaria as mudanças no ensino -

Sebastião Neto

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cinco dos nove colégios de Ponta Grossa que participaram da consulta pública para a escolha do modelo cívico-militar a partir de 2024 tiveram a alteração aprovada pela comunidade escolar. De acordo com apuração do Portal aRede com pessoas que participaram das votações em cada local, os colégios Edson Pietrobelli (Contorno), Becker e Silva (Ronda), Nossa Senhora da Glória (Neves), Epaminondas Novaes Ribas (Nova Rússia) e Padre Carlos (Contorno) tiveram a maioria dos votantes optando pela adoção do novo modelo para o próximo ano letivo. 

A confirmação da mudança para Colégio Cívico-Militar, no entanto, só deve ocorrer nos próximos dias, quando o resultado será publicado no Diário Oficial do Estado. Em contato com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE/PR), a reportagem foi informada de que "a homologação do resultado sairá após recursos, seguindo o que determina o edital". No entanto, o NRE confirmou que as 11 escolas da região que participaram da consulta atingiram o quórum mínimo de votação, ou seja, não deve haver problemas para que os resultados sejam homologados pela Secretaria de Educação.

Por outro lado, a comunidade escolar dos colégios Presidente Kennedy (Nova Rússia), Linda Bacila (Boa Vista), Santa Maria (Colônia Dona Luiza) e Ana Divanir Borato (Chapada), além do Júlia Wanderley (em Carambeí) e Nicolau Baltazar (em Castro), rejeitaram a adoção do modelo cívico-militar.

A VOTAÇÃO - Nas escolas que aprovaram a adesão ao modelo cívico-militar, as votações favoráveis superaram a marca de 50% mais um voto necessário para a implementação do programa. O pleito contou com a participação ativa de milhares de pessoas e envolveu professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos, garantindo a participação democrática na decisão.

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. Além das escolas de Ponta Grossa, outros 78 colégios no Paraná também tiveram a adoção do modelo aprovada pela comunidade.

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020: atualmente, são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 288 colégios nessa modalidade no próximo ano.

Com informações da Agência Estadual

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE