Alunos da UEPG recebem celulares da Receita Federal | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da UEPG recebem celulares da Receita Federal

Estudantes receberam, na manhã desta quinta-feira (23), aparelhos celulares. A previsão é que 300 alunos recebam a doação até o final das entregas

Alunos da UEPG recebem celulares da Receita Federal
Alunos da UEPG recebem celulares da Receita Federal -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Marieli Braga de Oliveira observava o novo celular com brilho nos olhos. Era o auxílio que precisava para dar continuidade aos estudos. Assim como ela, estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam, na manhã desta quinta-feira (23), aparelhos celulares. A doação, feita pela Receita Federal de Ponta Grossa, foi voltada especialmente a acadêmicos vinculados a programas de assistência, atendidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). A previsão é que 300 alunos recebam a doação até o final das entregas.

“Eu estava precisando mesmo de um celular, porque o meu já estava com pouco armazenamento e nossa família não tinha condições financeiras de comprar um novo”, descreve. Estudante do primeiro ano de Serviço Social, Marieli conta que foi uma alegria receber a notícia que seria uma das beneficiadas com a doação da Receita Federal. “Foi incrível ser presenteada. Esse celular vai ajudar muito nos nossos estudos e na nossa caminhada acadêmica, eu fiquei muito feliz por isso”.

Os alunos atendidos são os que estão vinculados ao programa de bolsa permanência, incluindo os de lista de espera; que moram na Casa do Estudante; alunos indígenas; bolsistas de graduação do Programa Carrefour; e estudantes com deficiência. Jéssica Carolina Santos Paiva, aluna do curso de Pedagogia, destaca que o celular novo irá auxiliar muito nas tarefas do dia a dia. “Pessoas com deficiência visual, como eu, usam muito conteúdo de forma digital, então o celular vai me auxiliar para finalizar meu curso”.

CERIMÔNIA - O delegado da Receita Federal de Ponta Grossa, Demetrius de Moura Soares, celebra a parceria com a UEPG, que beneficia toda a comunidade universitária. “A Receita Federal sempre prima pela destinação das mercadorias que são apreendidas, frutos de contrabando e de descaminho, de uma forma que o retorno seja o melhor possível para a sociedade”. Nos últimos anos, a UEPG foi um dos órgãos públicos beneficiados com doações da Receita, como a picanha e camarão, celulares e tablets para auxílio aos estudantes durante a pandemia; e equipamentos para cursos, como Jornalismo e Geografia, Agronomia e Zootecnia. “É um momento de grande satisfação estar aqui nesse evento em que se concretiza nosso trabalho, então desejo felicidades a todos e que os alunos façam um bom proveito da doação”, finaliza.

Para a pró-reitora da Prae, professora Ione Jovino, o momento de doação dos celulares é de celebração. “A Universidade recebeu essa doação e escolheu os seus estudantes que estão atendidos por alguns serviços da Prae”. De acordo com ela, mesmo nos cursos presenciais há atividades que dependem do acesso a ambientes virtuais, além da comunicação com os cursos e com as turmas, feita por e-mail e aplicativos de mensagens. “Materiais didáticos podem ser acessados pelo celular e os alunos terão um bom aparelho. Ter algo compatível com esse tempo atual é fundamental para o aprendizado, para a interação e realizações, bem como envio de atividades”.

“Além de dar uma destinação nobre para os itens, a Receita Federal de Ponta Grossa está contribuindo para a formação de pessoas e consequentemente para a transformação do nosso país”, ressalta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Não existe ensino atualmente sem acesso à tecnologia. Então, esse é um telefone para vocês, alunos. Vocês não vão precisar devolver pra gente. A nossa Universidade é gratuita, que também pode ser um instrumento de conectividade, de estudo e de aprendizagem”. A Prae é uma Pró-Reitoria feita para e com os estudantes, segundo Miguel. “Os acadêmicos são incluídos em discussões de todas as políticas, então nunca deixem de procurar a Prae. Estaremos de portas abertas, trabalhando para que os alunos possam passar pela universidade da melhor maneira possível”, finaliza.

ASSISTÊNCIA - A aluna Mariele Domingues de Oliveira conhece o atendimento da Prae desde que entrou na instituição. “Vejo o reconhecimento da Universidade em procurar saber o que o aluno precisa. Como sou uma pessoa com deficiência, sinto que a UEPG me acolhe e me auxilia”, descreve. O mesmo sentimento é descrito por Kauane Vitória de Souza. “Acho que receber estes celulares foi uma grande vitória para os estudantes e ter uma Pró-Reitoria que nos ajuda em todo o processo é muito importante”. Para ela, ter um aparelho que auxilia no ensino, pesquisa e extensão faz toda a diferença para a formação. “Vejo que não estamos sozinhos por aqui, pois existe uma assistência. Eu acho que isso faz muita diferença desse processo da graduação”.

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE