Ponta Grossa recebe selo de gestão sustentável pela Caixa | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa recebe selo de gestão sustentável pela Caixa

A certificação é baseada em indicadores públicos e mostra a aplicação de princípios ambientais, sociais e de governança na gestão pública local

Lideranças de Ponta Grossa durante a entrega do selo
Lideranças de Ponta Grossa durante a entrega do selo -

Emmanuel Fornazari

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Caixa Econômica Federal concedeu o selo Gestão Sustentável à Prefeitura de Ponta Grossa, em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (14). O certificado reconhece as soluções mais eficientes, transparentes e sustentáveis adotadas pelos municípios. Para obter o selo, as cidades são avaliadas em 20 critérios, que envolvem boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG). 

"Receber o Selo Caixa Gestão Sustentável é um marco para Ponta Grossa, reafirmando o seu papel como uma cidade que busca constantemente a excelência na gestão pública, alinhando-se aos princípios fundamentais de responsabilidade socioambiental”, avalia a prefeita Elizabeth Schmidt.

A certificação é baseada em indicadores públicos e mostra a aplicação de princípios ambientais, sociais e de governança na gestão pública local. O Selo Caixa de Gestão Sustentável é um símbolo de eficiência. Ele representa o compromisso das organizações em adotar práticas sustentáveis, promover inclusão social, respeitar os direitos humanos e garantir uma gestão transparente e ética. 

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica a importância do selo. "Isso materializa o esforço da gestão em modernizar o seu modelo de gestão. É, sem dúvida, um reconhecimento importante para a Gestão e um desafio, ao mesmo tempo, de buscar estar sempre em consonância com os princípios que norteiam o selo", completa.

A Caixa Econômica criou quatro categorias de selo sustentável, com o objetivo de reconhecer as ações, mas também estimular a evolução dos municípios. Os níveis são: Selo Cristal (mínimo de 60 pontos alcançados), Selo Topázio (mínimo de 70 pontos alcançados), Selo Safira (mínimo de 80 pontos alcançados) e Selo Diamante (mínimo de 100 pontos alcançados). Ponta Grossa alcançou o Selo Sarifa, o segundo mais alto da escala. Entre as vantagens para os municípios que obtém o certificado de sustentabilidade está a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto ao banco público. A obtenção do selo é dada após uma solicitação da própria prefeitura para que a Caixa Econômica analise dentro da administração municipal os indicativos de gestão sustentável.

Conheça

Para a obtenção do Selo pelo município, são analisadas, na parte Ambiental, o acesso à água potável e a rede de esgoto, coleta seletiva e eficiência energética, por exemplo. No quesito Social, atendimento por creche, cobertura de Unidades Básicas de Saúde e atualização do Cadastro Único. Em governança, a capacidade de investimentos e regularidade das contas públicas. Por fim, no setor Climático, a Pegada de Carbono e o Plano de Gerenciamento contra Riscos e Desastres.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE