Projeto de lei quer aumentar vida útil dos ônibus da VCG
Justificativa para a medida é que assim, com um ano a mais de vida útil, não haverá impacto na tarifa
Publicado: 07/11/2023, 18:01
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que altera a legislação sobre o transporte coletivo na cidade. A proposta permite que a Viação Campos Gerais (VCG) estenda a vida útil dos ônibus, que poderão ciruclar com até 14 anos a partir da data de fabricação. Com isso, a concessionária não precisará comprar veículos novos para repor parte da frota que completa 13 anos e, pela lei atual, precisa ser retirada de circulação.
A justificativa para a medida é que assim, com um ano a mais de vida útil, não haverá impacto significativo na tarifa, segurando um possível aumento da passagem. O contrato da VCG que terminou em junho deste ano foi renovado emergencialmente por um ano – enquanto a Prefeitura realiza a licitação para nova concessão do transporte coletivo.
No projeto de lei, a prefeita Elizabeth alega que a extensão da vida útil dos veículos não afetará a qualidade do serviço, nem a remuneração da concessionária. A proposta foi encaminhada em regime de urgência. Caso o pedido seja acatado, o projeto é votado em até 15 dias.