Chuvas trazem danos e reduzem vendas do comércio local
Além de dezenas de lojas que sofreram danos, devido aos temporais registrados na cidade nas últimas semanas, chuvas reduziram o fluxo de clientes e mudaram o foco do gasto
Publicado: 31/10/2023, 20:41
No comércio, por exemplo, dezenas lojas foram afetados pelos temporais. A começar pelo forte vendaval do dia 12, quando diversos estabelecimentos foram avariados, com danos no telhado, na fachada e na vitrine, especialmente no Centro, Órfãs e Nova Rússia.
Mais recentemente, desde a chuva de granizo do dia 26, além de danos em tetos e vitrines, algumas lojas ficaram alagadas, com o alto volume de água. “Sabemos de lojas que teve móveis que molharam, de computador que estragaram por ter molhado, de televisores”, explica José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas PG).
Ele explica que, além dos prejuízos, os lojistas acabam tendo menos fluxo, não só pela eventual reforma na loja, mas também pelas pessoas que tiveram a casa afetada, que precisam gastar em lojas de materiais de construção. “E sem falar que nosso movimento caiu cerca de 20%, na segunda quinzena, em comparação ao mesmo período de 2022, por causa das chuvas”, completou Loureiro.
A Acipg afirma que está à disposição dos empresários impactados pelas chuvas. “A Acipg está atenta e atuante diante desta grave situação causada pelas chuvas em Ponta Grossa nos últimos dias. Colocamos nossa equipe à disposição para atendermos aos empresários que tiveram seus empreendimentos atingidos pelo mau tempo, bem como estamos atuando em conjunto com os órgãos competentes, como a Defesa Civil e Prefeitura de Ponta Grossa, para auxiliar a toda a comunidade que precisa de assistência. A sede da ACIPG é um dos pontos de coleta de itens como produtos de limpeza, água, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, que serão distribuídos às vítimas das chuvas, de acordo com as orientações repassadas pela Prefeitura” informou a entidade, em nota.