Reitor da UEPG reforça ações para fortalecer universidades
O reitor da UEPG e presidente da Rede Zicosur, Miguel Sanches Neto, participou do 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Publicado: 20/10/2023, 17:00
O 34º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – Campo Grande), entre os dias 4 a 6 de outubro de 2023. Foram dias intensos de trabalho, em que a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encontrou parceiros de muitos anos, de fronteiras próximas ou distantes, para discutir a internacionalização e a importância de olhar mais para os países vizinhos e suas potencialidades.
Para o reitor da UEPG e atual presidente da Rede, professor Miguel Sanches Neto, “a essência da rede Zicosur é criar conexões entre pesquisadores e estudantes, com o intuito de fortalecer as ações universitárias para conhecer os problemas regionais e buscar conjuntamente soluções possíveis que beneficiem a sociedade que representamos”.
O primeiro dia de encontro foi marcado pela 9ª Assembleia de Assessores Internacionais, capitaneada pela Secretaria Permanente da Rede Zicosur Universitário (RZU), representada pela secretária Carolina Romano Buryaile e, de maneira remota, por Ximena Segón, ambas da Universidad Nacional de Salta (Argentina). Os principais pontos de pauta foram as boas práticas de internacionalização das universidades membro e também a situação da mobilidade estudantil na Rede.
“Somos a alternativa de cooperação Sul-Sul acadêmica”, disse Carolina. “Hoje, temos um mapeamento de ações de internacionalização que contempla ferramentas inovadoras para fortalecer nosso caminho de integração”.
GALERIA DE FOTOS
O presidente da Rede ressalta que o ato de compartilhar olhares com nossos vizinhos de continente faz com que possamos perceber como também é possível pensar em integração considerando os nossos vizinhos do Hemisfério; e que, ao encontrarmos nossos parceiros nesses dias de evento, fica evidente como somos parecidos em nossas necessidades, em nossa história, em nossos problemas. A partir dessa percepção, Sanches Neto acredita que é possível que as universidades membro pensem juntas em soluções, vislumbrando futuros possíveis numa integração que só tem a acrescentar para todos.
Uma das ações que potencializa a internacionalização e integração na rede é a oferta de vagas para a mobilidade. Para o primeiro semestre de 2024, serão 10 universidades envolvidas, oferecendo ao todo 21 vagas para a mobilidade estudantil internacional. A pró-reitoria de pós-graduação da UEPG, representada pelo pró-reitor de pesquisa Giovani Favero, e o diretor de pós-graduação, José Danilo Szezech Junior, presenteou a Rede Zicosur com cinco bolsas de mestrado completas para candidatos oriundos das universidades membro – uma ação que fortalece o vínculo com os países vizinhos, permitindo a difusão do conhecimento científico na Rede. Segundo José Danilo, “esse edital representa um marco pioneiro em nossa instituição, permitindo a vinda de estudantes de diversas partes do mundo para conhecer nossa estrutura de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que contribuem para fortalecer e aprimorar nossos Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Capes”.
Rede Zicosur Universitário
A RZU foi criada com o propósito de complementar e potencializar o processo de cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana, para promover maior inserção no contexto internacional e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região.
Os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU estiveram presentes em todas as discussões levantadas nos três dias de evento, bem como a temática da integração Sul-Sul global. Foram temas reforçados a todo momento pelo reitor Miguel Sanches Neto, fato que unificou o discurso dos participantes.
Um dos eventos em destaque na programação do 34º Encontro da RZU de 2023 foi o 2º Seminário Internacional da Rede Zicosur (Sizu), cujo tema foi “Boas práticas de extensão”. Nele, foram apresentados 42 trabalhos de 15 Universidades, que compartilharam projetos e ações de extensão que levam a universidade para muito além dos campi.
Sanches Neto palestrou sobre a urgência de uma cooperação Sul-Sul, em busca de uma integração que vá muito além dos campi universitários. A diretora de extensão universitária da UEPG, professora Cleise Tupich Hilgemberg, entende a relevância de compartilhar trabalhos num espaço como o da Rede Zicosur e considera a ação muito proveitosa para as Universidades que participam da Rede. “É uma oportunidade de compartilhar nossas ações, metodologias e pesquisas de tal forma que a gente consiga melhorar nossas comunidades, visando obter, além da integração, um desenvolvimento sustentável”, aponta.
Junto com o evento, ocorreu a Conferência UFMS Internacional, que movimentou a Federal e possibilitou que os participantes do 2º Sizu pudessem acompanhar palestras e mesas de discussão sobre mobilidade e internacionalização. Camila Ítavo, vice-reitora da UFMS, afirma que “a rede tem uma força muito grande entre as universidades públicas da região, e é muito bom ver o empenho de cada instituição para essa cooperação que só renderá frutos maravilhosos para os nossos países por meio da educação, da ciência e da tecnologia”.
Debate entre Reitores
Um dos momentos mais importantes do Encontro Internacional foi a 34ª Plenária de Reitores, que reuniu, além da presidência, reitores e vice-reitores das universidades membro. Na condução da sessão, Miguel Sanches Neto e o vice-presidente da Rede e reitor da Universidade Nacional de Caaguazú (Paraguai), Ángel Rodríguez, pautaram conversas decisivas a respeito do futuro da Rede Zicosur. Para o vice-presidente, “a troca de experiências, culturas e saberes, é um eixo fundamental dentro da Rede Zicosur, no que diz respeito à integração e inclusão – temas fundamentais para o ensino superior e o desenvolvimento social e econômico de nossas regiões”.
Para marcar a presença dos convidados do 34º Encontro no campus, a Federal convidou os presentes a plantarem árvores no Bosque Central. Para Sanches Neto, os Ipês roxos, brancos e amarelos celebram as parcerias da Rede e a resiliência da educação pública na América do Sul, diante das adversidades.
O Reitor da UFMS, professor Marcelo Augusto Santos Turine, ressalta a relevância de sediar um evento da rede. “Esses dias foram de muita emoção e gratidão por esses educadores, cientistas, reitores e assessores”, resume. “A família Zicosur é a família da Educação, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, uma família internacional que conecta líderes para a formação dos nossos jovens”.
Além dos convidados da RZU, a UFMS recebeu duas palestrantes que contribuíram para as discussões sobre internacionalização e integração Sul-Sul: Jaqueline Pinheiro Schultz, coordenadora-geral de assuntos internacionais da Educação Superior do Ministério da Educação, e Gisele Ricobom, assistente da diretoria geral da Itaipu Binacional.
Próximo evento
Depois do Brasil, o próximo país a sediar um encontro internacional da Rede será a Argentina, na Universidad Nacional de Salta, lar da Secretaria Permanente da RZU e de cerca de 27 mil estudantes e 1,5 mil professores. O evento irá acontecer entre os dias 17 e 19 de abril de 2024, sob a condução do reitor Daniel Hoyos. Para Daniel, a cidade de Salta, que está quase no centro da América Latina, “está pronta para recebê-los com o clima agradável, o folclore e a cultura, além de nossa Universidade que está completamente à disposição de todos”.
Com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa