Avião que saiu de PG faz pouso forçado na região de Londrina
Caso ocorreu nesta quarta e será investigado pelo Cenipa; piloto de 26 anos não se feriu e confirmou que seguia de Ponta Grossa para Ourinhos (SP)
Publicado: 19/10/2023, 07:50
Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado, na manhã desta quarta-feira (18), em uma plantação de milho na zona rural de Cambé (Região Metropolitana de Londrina). O piloto Igor Alves, que é proprietário da aeronave, percebeu falhas no motor enquanto seguia de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, para Ourinhos (SP), na divisa com o Paraná.
O pouso ocorreu por volta das 9h30. A Polícia Militar (PM) compareceu no local e fez buscas no interior do avião, um Cessna com capacidade para duas pessoas, mas não encontrou nenhuma carga ilícita no interior. Equipe da Polícia Federal (PF) também esteve no local e não encontrou irregularidades.
Igor Alves tem 26 anos e diz que pilota desde os 18 anos. Ele afirma que não é a primeira vez que precisa fazer pouso de emergência e que seguia para Ourinhos porque mora em São Paulo; segundo ele, o avião pertence à sua empresa, mas não revelou o ramo de atuação. Ele também encobriu o trecho da cauda em que consta o prefixo da aeronave.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foi notificado e autorizou a remoção do monomotor. O avião passava por manutenção por volta das 17h15 no local e o problema ainda não havia sido identificado. Uma das opções, segundo Alves, seria desmontá-la e levá-la para uma oficina de Londrina ou, dependendo do problema, seguir para outro estabelecimento de manutenção que ele já previa.