UEPG busca construção de 'UBS Modelo' no campus Uvaranas
Reitor Miguel Sanches Neto confirmou negociações em andamento com a Secretaria de Estado da Saúde; UBS atenderia comunidade da vila São Francisco e região
Publicado: 17/10/2023, 19:35
Lideranças regionais e a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão em negociação com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no município. Segundo o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, o projeto da instituição é a construção de uma ‘UBS Modelo’ próximo ao Hospital Universitário Regional (HU) com o objetivo, além de atender a população das vilas próximas ao campus Uvaranas, de oferecer mais um espaço para aprendizado dos estudantes.
“Estamos negociando junto ao secretário Beto Preto a abertura da UBS Universitária dentro do campus. Além da UPA que vamos ter em Uvaranas, nós queremos ter uma UBS como modelo. Mas por que uma UBS modelo? Para a gente formar os nossos profissionais dentro do processo e do que seriam as condições ideais de atendimento à população”, explica Sanches Neto. O tema, inclusive, foi debatido em reunião realizada nesta segunda-feira (16) com representantes da deputada estadual Ana Júlia (PT).
Além da construção da nova UBS, o encontro debateu soluções de trânsito para região, especialmente nos horários de pico, e também falou sobre demandas levantadas pela comunidade da vila São Francisco, vizinha ao campus do Uvaranas.
‘CORREDOR DA SAÚDE’
Além de buscar os recursos para a construção da UBS, a UEPG ressalta o grande esforço feito pela instituição para melhorar a saúde da região. “Eu tenho chamado a região que vai do Hospital Universitário até o Colégio Agrícola de ‘Corredor da Saúde’: além da busca por essa UBS modelo, nós estamos também criando lá o IML Universitário, o primeiro do Brasil, e teremos a construção do CER, um centro que será especializado em reabilitação e trabalha com todos os tipos de pessoas com deficiência”, ressalta o reitor.
Juntamente os espaços já construídos ou em obras na área do campus Uvaranas, a Universidade também é responsável pelos atendimentos do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai), o antigo ‘Hospital da Criança’, e também iniciando atendimento de especialidades no Hospital Municipal Amadeu Puppi – que ficou fechado por quase um ano para reformas.
2030
UEPG quer dobrar atendimentos no HU
Com números beirando os 190 mil atendimentos/ano, a UEPG tem planos para, nos próximos anos, duplicar a capacidade de atendimento do HU. “O futuro para a saúde não só de Ponta Grossa, mas das regiões que estão no nosso entorno, é a construção de uma nova torre no Hospital, torre essa que seria interligada com o espaço existente por passarelas”, projeta Miguel Sanches Neto. “Estamos buscando oferecer o melhor atendimento possível para a população agora, mas já precisamos pensar no futuro, pensar em 2030”, ressalta.