Divo quer questionário para identificar crianças com sintomas de TDAH
Segundo o parlamentar, o projeto de lei 359/2023, que está em análise pelas comissões legislativas, foi protocolado a partir de uma demanda trazida por profissionais da área
Publicado: 13/10/2023, 16:00
Começou a tramitar nesta semana, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, um projeto de lei que busca facilitar o diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nas crianças atendidas pela rede pública e privada de saúde no município. O projeto de lei 359/2023, que está em análise pelas comissões legislativas, é de autoria do vereador Divo (PSD) e veio de uma demanda trazida por profissionais da área.
“Conversamos com pessoas que atuam no setor e elas nos destacaram a importância da aplicação de um questionário para a identificação dos primeiros sintomas”, explica o parlamentar. O questionário é o SNAP-IV, desenvolvido para avaliação de sintomas do transtorno do déficit de atenção em crianças e utilizado em todo mundo; conforme o projeto, ele seria preenchido para todos os meninos e meninas de 30 meses a 16 anos atendidos pelo sistema de saúde em Ponta Grossa.