Câmara Jovem é apresentado em mais dois colégios estaduais
Mais de cerca de 140 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Poder Legislativo Municipal
Publicado: 06/10/2023, 16:44
A Câmara de Ponta Grossa esteve, nesta quarta-feira (4), ministrando uma palestra no Colégio Estadual Presidente Kennedy, no bairro Nova Rússia e na quinta-feira (5) no Colégio Estadual Senador Correia, localizado no centro da cidade. Cerca de 140 estudantes do ensino fundamental e médio receberam informações sobre o Poder Legislativo, sobre o trabalho dos vereadores e sobre o Programa Câmara Jovem que terá eleições no início de 2024.
As palestras realizadas pelo coordenador do programa Câmara Jovem, Edson Gil e pelo assessor parlamentar, Reinald Mendes dos Santos, tem o intuito de motivar os adolescentes a participarem das eleições da iniciativa, no próximo ano. O programa visa reunir alunos do ensino médio em uma simulação do trabalho parlamentar.
Edson Gil comenta que as palestras estão acontecendo em diversos colégios da cidade, com o objetivo de ampliar a participação das escolas no ano que vem. “Tivemos na última semana uma reunião com todos os diretores dos colégios e escolas estaduais por meio do Núcleo Regional de Educação, falando da importância de as escolas aderirem ao Programa e agora, por meio das palestras, buscamos sensibilizar os estudantes a se candidatarem no próximo ano”, relata o coordenador, que agradece a receptividade das instituições de ensino e do NRE.
A chefe do NRE, Luciana Aquiles Sleutjes, entende a realização do Câmara Jovem como uma grande aliada ao protagonismo juvenil, bem como avalia como positiva a instrução de jovens de forma correta e clara, em relação a política de fato. Segundo ela, busca também atender as necessidades reais dos bairros, das comunidades e da cidade. “O papel do contribuinte não é tão somente cobrar, mas sim participar da vida pública, levando sugestões e propostas que tornem a vida das pessoas melhor. Por isso, parabenizo os idealizadores do Programa e o presidente da Câmara pela execução da iniciativa”, destaca Luciana, que lembra que estudantes da Rede Estadual de Ensino, tem se destacado frente à edição 2023 do Programa.
“Com o Câmara Jovem, os participantes entenderão os caminhos legais, as dificuldades reais, percebendo que precisam conhecer para cobrarem, precisam contribuir para terem avanços, e não somente a crítica sem fundamento e sem propósitos concretos. Temos a consciência que a iniciativa é sólida, que oportuniza para o futuro, pessoas mais comprometidas e conhecedoras dos seus direitos e deveres”, disse a chefe do NRE.
GALERIA DE FOTOS
O presidente da Câmara, Filipe Chociai, anuncia que o trabalho de sensibilização dos jovens se estenderá até o final do ano letivo, prevendo não apenas aumentar a participação dos jovens, mas também levar informações do funcionamento do Poder Legislativo, de modo a, além de aproximar a população da Casa de Leis, levar conhecimento e cidadania para os estudantes.
“Temos como objetivo formar lideranças, que podem atuar nas comunidades, nas atléticas, em associações, sindicatos, entre outras entidades que representem a população e quem sabe, podemos ter a partir desta iniciativa, futuros parlamentares que atuarão na defesa dos interesses dos cidadãos”, disse.
“Estamos fazendo a diferença no presente para transformarmos o futuro da nossa cidade”, comenta Chociai, que convida as escolas públicas e particulares a fazerem parte desta iniciativa. “Em breve divulgaremos um edital de participação das escolas interessadas com mais informações sobre as eleições do próximo ano”, finaliza o presidente da Câmara.
As escolas que tiverem interesse em ter uma palestra sobre o Poder Legislativo e sobre o Câmara Jovem podem entrar em contato pelo telefone (42) 3220-7165, com o Departamento de Imprensa e Divulgação da Casa de Leis.
Com informações: Assessoria da imprensa.