Nova licitação do transporte coletivo em PG inicia em dezembro
Informação foi confirmada durante a sessão da Câmara Municipal nesta quarta; licitação irá definir as empresas que vão operar o sistema pelos próximos 20 anos
Publicado: 04/10/2023, 17:23
Durante a sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa nesta quarta-feira (4), o vereador e líder do governo Julio Kuller (MDB) confirmou que a nova licitação do transporte coletivo na cidade irá iniciar no mês de dezembro. "Nós teremos, agora em dezembro, o início da licitação do novo modelo de transporte coletivo em nossa cidade", destacou o parlamentar enquanto fazia uso da tribuna no Legislativo Municipal; durante o discurso, o emedebista ainda destacou que as linhas que ligam os distritos aos principais terminais de Ponta Grossa estarão contempladas no novo contrato.
A informação esclarece uma situação que estava indefinida desde que a Prefeitura, com a aprovação dos vereadores, realizou um aditivo com a Viação Campos Gerais (VCG) para que a empresa continuasse realizando o serviço por mais um ano ou até que o processo da nova licitação seja finalizado e as empresas vencedoras - que irão operar o sistema por 20 anos - iniciem as atividades no município. Vale lembrar que o contrato entre Prefeitura e VCG, originalmente, se encerraria no dia 11 de junho.
Em julho, o presidente do Conselho Municipal de Transportes (CMT), Elídio Carlos Curi de Macedo, disse ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã que a informação repassada ao CMT pelo Poder Executivo dava conta de que o edital será aberto ainda 2023, mas sem uma data exata.
NOVIDADES
O contrato que vai definir as regras e condições do transporte coletivo em Ponta Grossa pelos próximos 20 anos, que será dividido em dois lotes, conta com uma série de novidades para a população: em maio, durante audiência pública realizada no auditório do Conservatório Maestro Paulino, a Prefeitura destacou que “o novo projeto prevê bilhetagem 100% eletrônica, trazendo assim mais segurança aos trabalhadores e usuários do sistema, diminuindo o risco de assaltos”.
Além disso, segundo apresentação feita pela Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo, estrutura multidisciplinar composta por autoridades e servidores do Município, juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), “todos os veículos adquiridos durante a concessão” terão que possuir ar-condicionado e também foi apontado a projeção do aumento na frota de ônibus elétricos em Ponta Grossa; atualmente, um veículo está sendo testado como resultado de uma parceria entre VCG, Prefeitura e a empresa Marcopolo.
OUTRO LADO
Trocadores não serão obrigatórios
Com o avanço das tecnologias e nas possibilidades de pagamento da tarifa, inclusive com testes já em curso para o pagamento via Pix, a figura dos trocadores nos veículos do transporte coletivo em Ponta Grossa passa a perder importância no sistema. Na última semana, ao divulgar os resultados de uma consulta pública que contou com quase 150 participações da comunidade, a Prefeitura confirmou que “o novo projeto prevê aplicação massiva de tecnologia e inovação, não havendo mais a obrigatoriedade dos cobradores”.
Com informações de assessoria