PG cria quase 2,8 mil novas vagas de emprego em 2023 | aRede
PUBLICIDADE

PG cria quase 2,8 mil novas vagas de emprego em 2023

Município teve saldo positivo em agosto, com a criação de 391 novas vagas de trabalho. No acumulado do ano, a cidade registrou, em todos os meses, mais admissões do que desligamentos

O setor de serviços liderou na criação de novas oportunidades em agosto e no acumulado do ano
O setor de serviços liderou na criação de novas oportunidades em agosto e no acumulado do ano -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa consolidou, em agosto, mais um mês seguido de saldo positivo na geração de emprego. É o oitavo mês consecutivo em que o número de contratações foi superior ao de demissões, em um ano em que os resultados foram apenas positivos no mercado de trabalho. As informações constam no relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas nesta segunda-feira (2) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Somente no mês de agosto, Ponta Grossa registrou 5.083 admissões, contra 4.692 demissões, o que significa um incremento de 391 novos postos de trabalho no mercado formal da cidade. Com isso, Ponta Grossa atinge o valor de 96,9 mil trabalhadores com carteira assinada, dos quais, quase a metade trabalha no setor de serviços (46 mil empregados). O resultado de agosto da cidade é o quinto melhor do Estado, atrás apenas de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais e Maringá.

Entre os cinco setores da economia, três tiveram desempenho negativo no emprego, ao passo que dois ficaram positivos no oitavo mês do ano. O melhor desempenho foi do setor de serviços, com 299 contratações, com destaque para as atividades de teleatendimento, que geraram 135 novos postos de trabalho. O comércio registrou 176 novas contratações, com 103 novas vagas de trabalho criadas por empresas do comércio varejista. A agropecuária perdeu vagas no mês, enquanto que a construção civil perdeu 38, e a indústria registrar 40 fechamentos.

No Ano

No acumulado deste ano, são 2.785 oportunidades criadas, fruto de 38.605 admissões e 35.820 desligamentos. Esse desempenho é o 7º melhor do Paraná e o 84º melhor do Brasil. Neste período, todos os cinco setores da economia estão com saldo positivo na geração de emprego. O setor de serviços também lidera no saldo, com 1.814 novas vagas criadas no ano, enquanto que a indústria aparece na segunda colocação, com 426 contratações novas. O comércio está positivado em 264, e a construção civil criou 233 novas vagas. Por fim, a agropecuária tem um saldo positivo de 48 novas vagas.

Justificativa

A prefeita da cidade, Elizabeth Schmidt, afirma a manutenção dos números positivos demonstra que Ponta Grossa vive um momento especial, atraindo novos investimentos e gerando empregos e oportunidades. “Estamos trabalhando para manter esse ritmo, rumo ao crescimento cada vez maior”, afirmou. Já o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Barbosa Pinto, destaca a melhora no desempenho do município na comparação com índices anteriores. “Mesmo com as dificuldades econômicas que o país enfrenta, continuamos mantendo resultados favoráveis na geração de empregos. Uma demonstração disso foi o avanço que tivemos no ranking estadual”, reforça. 


Cidade tem apenas um desempenho negativo nos últimos 12 meses

No período acumulado dos últimos 12 meses, ou seja, de setembro de 2022 a agosto de 2023, houve apenas um mês de saldo negativo, em dezembro, quando foram perdidos 884 postos de trabalho. Com 11 meses positivos, a cidade acumulou a criação de 3.713 novas vagas de trabalho, resultado que é o quinto melhor do estado para o período, o 10º do Sul, e o 68º melhor do Brasil. No Paraná, os melhores desempenhos são de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais e Maringá; ao passo que no Brasil a liderança do ranking é composta por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.


Paraná é destaque no Brasil em geração de emprego

O Paraná foi o quarto estado que mais gerou empregos formais no Brasil de janeiro a agosto de 2023. No período, foram criados 91.400 novos postos de trabalho no Estado, que acumula saldo positivo em 335 municípios, representando 84% do Estado ‘no azul’. Ao todo, o Caged aponta que o Estado tem um estoque ativo de 3.014.517 empregos. Levando em conta apenas os resultados do mês agosto, o Paraná teve um saldo positivo de 13.568 empregos com carteira assinada, quinto melhor resultado do País. No Brasil, o saldo foi positivo em 220.844 novos empregos com carteira assinada em agosto; ao passo que no acumulado do ano, o saldo é de 1,38 milhão de vagas. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE