ADM aborda papel das pessoas na gestão das cidades inteligentes
O evento, que vai até sábado, é uma promoção do curso de Administração da UEPG e aborda o tema: Cidades Inteligentes: Perspectivas e Desafios
Publicado: 29/09/2023, 02:30
O ADM 2023 – Congresso Internacional de Administração começou na quarta-feira (27) com a abertura oficial do evento, workshops e apresentação de artigos. O evento, que vai até sábado, é uma promoção do curso de Administração da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e aborda o tema: Cidades Inteligentes: Perspectivas e Desafios.
Durante a palestra de abertura, Claudio Nascimento – Head de Inovação Lab Griô, destacou a importância das pessoas. Para ele, o processo de co-criação é o descendente atual da inovação. Nesta perspectiva, Nascimento destacou que os dados gerados entre as pessoas têm tanta importância quanto a tradição e cultura delas. “A integração destes dados, com a leitura da dinâmica do munícipio, trás grande capacidade de gestão”, explicou. Além disso, durante sua fala, o profissional que atua há cerca de 20 anos na área, fez provocações aos participantes com o objetivo de pensar a cidade de Ponta Grossa nas suas mais diversas frentes. Para ele, pensar sobre políticas de continuidade é uma das grandes alternativas para que projetos das cidades inteligentes tenham resultado a longo prazo.
Nesta quinta-feira (28), às 19h, a programação segue com o painel: Da pesquisa para a realidade: construindo cidades inteligentes e transformando ideias em ação. Ele contará com a participação dos professores: Ari Melo Mariano (Universidade de Brasília); Regina Negri Pagani (UTFPR); Juliana Palácios (iCities). A medição ficará por conta do professor Silvestre Labiak Jr, da UTFPR.
E na sexta (29), a programação segue durante o dia e à noite os melhores artigos apresentados serão premiados com o troféu Sérgio Scorsin. O painel de encerramento do dia trará a discussão e cases sobre inovação, com a participação de Leonel Rodrigues do Parque Tecnológico Itaipu e Wander Wilson Chaves prefeito de Santa Rita do Sapucaí – MG.