Itaipu e Prefeitura de PG vão investir R$ 22 mi em pavimentação
Anúncio será feito em evento que reunirá diretor brasileiro da hidrelétrica, Ênio Verri, além da prefeita Elizabeth Schmidt e do deputado federal Aliel Machado; obras vão beneficiar sete vilas de Ponta Grossa
Publicado: 28/09/2023, 17:45

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participa nesta sexta-feira (29) da cerimônia de anúncio de investimentos de R$ 22 milhões para microdrenagem, pavimentação e urbanização no município de Ponta Grossa. Serão mais 13 km de obras, abrangendo os bairros Vila Cristina, Hilgemberg, Natel, Santo Antônio, Maracanã, Lina e Clock, locais ligados à bacia do Rio Ronda.
O evento será na Escola Municipal Prof. Nelson Pereira Jorge, na Rua Paes de Andrade, 228 – Vila Hilgemberg, a partir das 18 horas. Também está confirmada a presença da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, além do deputado federal Aliel Macahdo.
As obras contribuirão para diminuir os riscos de enchentes e alagamentos na região, tendo impacto significativo também em trechos da BR-376/373, o mais importante corredor rodoviário do interior do Paraná, que têm o tráfego ocasionalmente interrompido devido às cheias.
A iniciativa, inclusive, está em acordo com a missão socioambiental de Itaipu, responsável por ações de conservação de mananciais e proteção da fauna e da flora, e também com a ampliação da área de atuação e abrangência da Binacional para a integralidade do território do Paraná, além de municípios sul-mato-grossenses. Vale lembrar que o município de Ponta Grossa é parte integrante da bacia do Rio Tibagi, um dos principais mananciais da hidrelétrica de Itaipu – localizada em Foz do Iguaçu.
ARROIO DA RONDA
O anúncio dos investimentos será feito pouco mais de um mês após um encontro que reuniu Elizabeth, Ênio Verri e Aliel Machado na sede da hidrelétrica: na reunião, que também contou com a presença dos secretários Cláudio Grokoviski (Fazenda) e Luiz Henrique Honesko (Infraestrutura e Planejamento), foi apresentado um projeto para revitalização e microdrenagem da Bacia do Ronda. As obras seriam contempladas pelo projeto “Itaipu Mais que Energia”, que engloba investimentos para apoiar projetos sociais, ambientais e de infraestrutura
A preocupação se dá principalmente porque a partir da década de 2000, principalmente nos afluentes da margem esquerda do Arroio da Ronda, iniciou-se um processo de construção de moradias e expansão da ocupação. Desde então, quanto há chuvas volumosas, a população ao entorno sofre com inundações, acúmulo de resíduos e problemas de falta de energia. A situação se agrava nos períodos de chuva intensa e ciclones na cidade.
NA UEPG
Além do anúncio dos investimentos em pavimentação para Ponta Grossa, Ênio Verri também fará a palestra de encerramento da 12ª edição do Simpósio de Graduação e Pós–Graduação em Química (SimpoQuim). O evento, que iniciou na última quarta-feira (27), acontece em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); a palestra com o diretor da Itaipu será a partir das 19 horas no Centro Integrar, localizado no campus Uvaranas da instituição.
As informações são de assessoria