4.973 vítimas foram atendidas pelo Samu até setembro na região | aRede
PUBLICIDADE

4.973 vítimas foram atendidas pelo Samu até setembro na região

Maior parte das ocorrências envolvem motos

Até 25 de setembro de 2023, na região dos Campos Gerais, o Samu já prestou assistência a um total de 4.973 pessoas
Até 25 de setembro de 2023, na região dos Campos Gerais, o Samu já prestou assistência a um total de 4.973 pessoas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No Brasil, diariamente, cerca de 32 pessoas perdem suas vidas em consequência de acidentes de trânsito. Até 25 de setembro de 2023, na região dos Campos Gerais, o Samu já prestou assistência a um total de 4.973 pessoas envolvidas neste tipo de acidente. O Samu desempenha um papel fundamental no socorro a ocorrências de trânsito, com uma equipe altamente capacitada, cujo propósito primordial é diminuir o risco de óbito e o sofrimento das vítimas.

Os registros mais frequentes são colisões entre carros e motos. Desde 2021 até setembro, 14.668 pessoas estiveram envolvidas nos acidentes desta categoria registrados pelo SAMU.  Neste Dia Nacional do Trânsito (25), o CimSamu, ciente de sua missão de preservar vidas, orienta sobre as principais precauções a serem observadas tanto ao conduzir veículos quanto ao atravessar a via como pedestres."

Nos acidentes com atropelamento, até setembro, foram 400 vítimas. Pedestres são a parcela mais vulnerável no trânsito. "Para evitar este tipo de acidente, é importante estar focado no ambiente e sempre se certificar de que está sendo visto pelos motoristas, mesmo na faixa de pedestres. Caminhar somente pela calçada e evitar o uso de aparelho celular, bem como fones de ouvido enquanto estiver andando, colabora para uma maior segurança ao cruzar vias muito movimentadas e áreas com garagens. Para quem utiliza transporte público, ao descer do coletivo, o movimento de travessia para o outro lado da rua, não deve ser realizado pela parte da frente do veículo", alerta a Diretora Técnica do CimSamu, Dra. Kelly Kravchychyn.

Outra categoria suscetível no trânsito são os ciclistas, pois dividem as vias com veículos motorizados e muito mais pesados e potentes. Em 2023, até setembro, já foram 415 ciclistas vítimas de acidentes de trânsito. "A legislação é clara e deve ser seguida para proteger a vida", defende a Diretora Técnica do CimSamu. "O ciclista deve usar equipamentos de proteção como capacete e roupas refletivas, circular no mesmo sentido da via; ter atenção à sinalização; jamais utilizar fones de ouvido, pois atrapalham a atenção ao que acontece em seu redor; realizar manutenções periódicas; nunca andar entre veículos e evitar circular em vias com intenso tráfego, especialmente de caminhões", enumera os cuidados. Já a recomendação para o motorista, como destaca a Diretora Técnica, é "ceder passagem aos ciclistas, bem como aos pedestres; manter distância segura de um metro e meio entre o veículo e a bicicleta; entre outros".

A grande maioria dos acidentes envolvem carros e motos. No entanto, no momento de uma colisão, motociclistas estão mais vulneráveis, por estarem em veículos menores e mais abertos. "O motociclista deve sempre estar com plena atenção ao trânsito. Todos os cuidados complementam a atitude de estar preocupado e atento com tudo o que acontece ao seu redor": utilizar os freios corretamente; redobrar os cuidados ao realizar ultrapassagens; utilizar equipamentos de segurança, principalmente capacete, luvas, botas e roupas refletivas; manter uma distância segura dos demais veículos; utilizar da direção defensiva a todo momento; ter atenção e cuidado redobrado sob chuva e piso molhado.

"Os caminhoneiros também são muito importantes na luta pela segurança no trânsito. Eles dirigem veículos de grande porte, que podem causar acidentes de grande magnitude. A responsabilidade é ainda maior", defende a Diretora. Para eles, a atenção frente ao trânsito deve ser redobrada. Nos meses de janeiro a setembro, 535 ocorrências envolveram caminhões. Como forma de evitar o aumento de acidentes desta categoria, todos os itens de segurança devem ser verificados com frequência e a manutenção deve ser constante. Também é necessário respeitar a distância de segurança dos demais veículos e seguir a legislação. Neste caso, o descanso é indispensável para a realização do trabalho nas estradas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE